TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre A Importância E Influência Da Propaganda Na Sociedade, Economia E Na Vida Das Pessoas.

Ensaios: Pesquisa Sobre A Importância E Influência Da Propaganda Na Sociedade, Economia E Na Vida Das Pessoas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  1.548 Visualizações

Página 1 de 6

Pesquisa sobre a importância e influência da propaganda na sociedade, economia e na vida das pessoas.

Sociedade

O Papel da publicidade na sociedade atual ( sociedade de consumo) é fundamental para influenciar nas atitudes das pessoas, no modo de ter e até mesmo  no modo de ser .

A Publicidade usa de artifícios argumentativos e simbólicos que conseguem convencer as pessoas de que elas realmente necessitam do que ela oferece para as melhorias na qualidade de vida, para alcançar um status elevado e aceitação na sociedade e até para o entretenimento e lazer no mundo moderno.

Porém algumas das questões essenciais em relação ao uso da publicidade são de caráter ético e ambiental, pois somente há pouco tempo se começou a discutir a respeito e definir os parâmetros para uma publicidade que não seja nociva ao público consumidor , na forma de que se evite uma propaganda enganosa, ou de produtos que sejam supérfluos e até tóxicos , além da responsabilidade ambiental, pois a publicidade incorreta acalora o consumo cada vez maior de produtos que podem degradar o ambiente direta ou indiretamente e é chegado o momento de se revisar a questão da sustentabilidade como forma de publicidade nas empresas, pois nem todas realmente desenvolvem essa política, passando apenas a imagem e não a ação propriamente dita.

A criação de várias marcas que se renovam sempre e faz com que a sociedade consuma cada vez mais de maneira acelerada, para satisfazer o ego e para sempre estar atualizada com as tendências, além de criar uma dependência de toda a sociedade por essas marcas, fazendo com que o que não é essencial para a vida se torne um verdadeiro acontecimento, sem o qual não se teria uma vida digna.

A publicidade , então, pode ser vista como uma espécie de Rei Midas para os produtos e serviços, faz tudo “virar ouro” para o consumidor e para as empresas também, podendo elevar os preços a um valor injusto , bem além do que realmente pode valer.

A nossa sociedade necessita de uma reeducação para saber perceber as estratégias de mercado que a publicidade usa, sabendo separar o que é essencial e o que não é, para que não se deixe contaminar por toda essa quantidade de marcas que são passadas a cada milésimo de segundo , e os atuantes na área de publicidade devem considerar todas as questões éticas e ambientais para que possam usa-las com responsabilidade e bom senso.

Economia

A publicidade é essencial à economia moderna. A já conhecida metáfora diz que a propaganda é o lubrificante das engrenagens da economia. Sem publicidade seria difícil lançar produtos, ampliar vendas, promover a concorrência e gerar as economias de escala que resultam em qualidade melhor e preços menores. A justificativa conceitual para a existência da atividade publicitaria e econômica. Ela deriva diretamente da necessidade, para a eficiência econômica de um mercado, que consumidores conheçam as características dos diferentes bens e serviços que adquirem. A publicidade estimula o mercado, gera produção e consumo e movimenta a economia.

A propaganda é a alma do negócio. É uma das ferramentas do marketing e, como tal, tem uma importância muito grande na vida de qualquer empresa. Estamos em um tempo onde a venda e o lucro são algumas das coisas mais cobiçadas e procuradas. Tomamos inúmeras atitudes visando lucro e rendimento, mas para o sucesso de um empreendimento ou de algum tipo de produto são necessários alguns passos básicos para tornar o mesmo mais popular e conhecido.

Um passo extremamente indispensável para isso é a propaganda, a qual se torna muito importante para o sucesso de certo produto, pois quando as pessoas conhecem ou tem uma boa visão de algo, então haverá uma maior aceitação delas no momento de efetuar a compra do mesmo. Atualmente os produtos estão cada vez mais parecidos, ou melhor, idênticos. É neste cenário onde os produtos estão cada vez mais nivelados que a propaganda faz tanta diferença.

A boa propaganda cria personalidade para uma marca e faz com que ela seja mais respeitada, desejada e consumida que os seus concorrentes. A importância da propaganda não está apenas relacionada a divulgação de marcas e produtos, ela também movimenta a economia, gerando milhões de empregos diretos e indiretos, aquece o comercio, impulsiona a produção industrial e incentiva a competição tecnológica que resulta em produtos melhores, mais eficientes e baratos.

Além de tudo isso é ela que paga pelo conteúdo que as pessoas recebem nos meios de comunicação. A programação de TV aberta e rádio, por exemplo é 100% bancada pelos comerciais. A propaganda proporciona a consciência da existência de um produto para o cliente. Informa, convence, anima, explica, motiva atitudes e comportamentos, modifica imagens, vende, arregimenta aliados, e diversas outras coisas passíveis de serem realizadas através da comunicação. O uso específico da propaganda depende do setor da economia que a está utilizando, da empresa ou instituição, seu modo de organização e administração, do momento que está levando a efeito o esforço publicitário e dos objetivos que devem ser atingidos. Via de regra, porém, cada setor da economia usa a propaganda de forma comum, para cumprir tarefas mais rotineiras, atinentes ao tipo de atividade e negócios das empresas que nele operam. A propaganda é utilizada nos principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com