TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigo De Etica Do Assistente Social

Trabalho Escolar: Codigo De Etica Do Assistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 02 DA ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS.

O Serviço Social é caracterizado como uma prática profissional, possui um caráter interventivo, o Assistente Social através de um posicionamento ético – político faz um enfrentamento profissional, no qual intervém em uma realidade social presente nas múltiplas expressões da questão social. Através desse enfrentamento o profissional constrói respostas de trabalho na relação sujeito – demandas no seu campo de atuação.

A formação profissional do Assistente Social deve visualizar uma capacitação teórica metodológica e ética – político, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnicos- operativas, com vistas à apreensão critica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade; análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo do país.

O profissional deve dar vida ao conteúdo expresso no código através das ações realizadas junto aos sujeitos da ação profissional e suas demandas.

O Código de Ética Profissional do Assistente Social constitui-se pelos dez princípios fundamentais. Os princípios direcionam o Assistente Social em seu trabalho apontando o horizonte ético para que o profissional possa com sucesso trilhar seu caminho, construindo a autonomia sócio- política. Junto á população com qual atua.

No entanto o profissional só irá obter sucesso em seu trabalho se tiver um pensamento critico da realidade social em que atua. O Assistente Social não pode ter um senso comum no que se refere a visão de mundo, é necessário que tenha uma visão critica da realidade social.

Amparado em seu código de Ética o profissional pode resgatar com o sujeito a sua autonomia como ser social, contribuindo para que ele se torne um cidadão pensante, perceptivo, um critico da realidade social em que se encontra inserido. Sendo assim o individuo passa ter autonomia sócio- política para buscar respostas na arena política no que se diz respeito a suas necessidades sociais. Os conteúdos expressos no Código de Ética vão tecendo um novo horizonte do projeto profissional no qual se enfatiza a luta por uma cultura pública democrática onde a sociedade civil possa compartilhar responsabilidades sociais. O principal objetivo do Assistente Social é contribuir com a melhoria, qualidade de vida dos sujeitos com o qual atua. Seu campo de atuação é diversificado e amplo, o profissional pode trabalhar em diversos contextos organizacionais que variam de acordo com o lugar que o profissional ocupa no mercado de trabalho.

Amparado no Código de Ética Profissional do Assistente Social o maior desafio que o profissional encontra nesse contexto atual é construir estratégias que possibilitem trazer respostas profissionais que supram as diversas expressões da questão social, não só daqueles que as vivenciam como ‘vitimas’ mas de todos aqueles que acreditam na possibilidade de sociedade permeada pela igualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com