TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colaborativa Fundamentos Sociológicos Da Educação

Artigo: Colaborativa Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 10

Aula-tema 01: A Sociologia da Educação e os Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: o Positivismo de Auguste Comte

Para o desenvolvimento e a realização da atividade colaborativa, é fundamental o trabalho em equipe. Nas análises sociológicas, o trabalho de pesquisa é diretamente vinculado ao debate. Portanto, ao longo do semestre, dedique-se a esse trabalho com os integrantes do seu grupo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Passo 1: Visando à realização da atividade colaborativa,o grupo deverá se conhecer para posteriormente dar início à realização da tarefa. Os integrantes da equipe de trabalho deverão utilizar o Fórum para se apresentar e, dessa forma, começarem uma relação que possibilite um bom trabalho no decorrer das tarefas.

Passo 2: No Fórum, cada integrante do grupo deverá compartilhar, com os demais colegas, em que cidade vive e como foi a sua trajetória escolar até o ingresso no ensino superior. Tais apresentações devem ser tomadas como possíveis retratos do contexto educacional na sociedade brasileira.

ula-tema 02: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia Moderna de Émile Durkheim

As Ciências Sociais lidam com um universo de pesquisa e análise extremamente diversificado e dinâmico, que pode trazer consideráveis contribuições às mais diversas áreas de conhecimento. Destaca-se, em especial, a relação existente entre a Sociologia e a Pedagogia.

As fundamentações sociológicas possibilitam ao campo das relações educacionais uma visão crítica sobre a escola e seu funcionamento, por tomá-los como resultados do contexto social no qual estão inseridos. É nesse sentido que se desenvolverá a atividade colaborativa proposta.

TAREFA

O grupo deverádesenvolver uma análise a respeito da realidade do sistema escolar e educacional brasileiro. O propósito da atividade é uma reflexão sobre os principais componentes sociais e culturais presentes nas instituições escolares no Brasil, que deverá ser apresentada em forma de portfólio.

Observe que o portfólio é um conjunto de análises do pesquisador e reflexões sobre os fatos ilustrados por documentos, como notas pessoais, fotos, figuras, gráficos, reportagens, links para vídeos, citações de relatórios, de outros trabalhos e de livros.[1]

Ressalta-se, portanto, que para destacar elementos sociológicos significativos e representativos das escolas brasileiras, será necessário apresentar, no portfólio, dados e análises que possam revelar ao leitor do trabalho uma visão geral do funcionamento cotidiano da educação no país.

O trabalho final será, portanto, o portfólio produzido e organizado de forma a evidenciar o percurso percorrido em seu processo de aprendizagem e as fontes consultadas durante as pesquisas feitas por você e sua equipe, ao longo do semestre. O título sugerido para o portfólio é: Escola e Sociedade: ampliando a visão sobre a educação no Brasil.

O portfólio deve ser marcado pela criatividade em sua apresentação. As análises deverão ser articuladas ao uso de imagens, por exemplo. O formato final deve ser em Power Point, com no máximo 25 slides, a serem postados ao tutor na aula-tema 7. É fundamental que no primeiro slide conste a apresentação da equipe de trabalho com os seguintes dados: nomes em ordem alfabética, RAs e unidades de ensino dos respectivos integrantes. É preciso ainda que no último slide sejam apresentadas todas as referências bibliográficas consultadas ao longo do trabalho de pesquisa, conforme as normas da ABNT, que podem ser consultadas emhttp://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm, acesso em 17/03/2011.

Considerando a elaboração de um portfólio para debater a respeito da educação brasileira, do ponto de vista sociológico, analisaremos primeiramente a diversidade que a constitui.

Passo 1: No Fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem, cada participante do grupo compartilhará informações sobre sua respectiva formação escolar nos ensinos fundamental e médio. Com base nisso, os debates deverão ser a respeito da possibilidade de existir um modelo único de escola no contexto social brasileiro.

Passo 2: Considerando a diversidade cultural referente à sociedade brasileira, de modo geral, o grupo deverá buscar, em seus arquivos pessoais, imagens que ajudem na reflexão sobre o contexto debatido. Apresentem aos demais integrantes da equipe, também por meio do Fórum, fotos da sua antiga vida escolar. Lembre-se de fazer uma legenda para as suas fotos: seu nome, cidade, nome da escola, se era pública ou particular, eem que série você estava.

Passo 3: A atividade deverá ser finalizada com uma consideração do grupo à seguinte pergunta: Quais os pontos comuns observados nas diferentes trajetórias escolares (falas e imagens)? E quais os pontos divergentes?

Passo 4: A resposta elaborada para a pergunta do Passo 3, assim como as fotos solicitadas no Passo 2 (ao menos 1 para cada participante), deverão ser guardadas, por um integrante do grupo, para futura utilização na composição do portfólio.

Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber

Para pensar em termos da Sociologia da Educação, é fundamental que a sua análise sobre o funcionamento do sistema educacional brasileiro pondere algumas perspectivas teóricas. O objetivo desta atividade é proporcionar a você esta importante prática.

Nesta atividade, o grupo conversará sobre como as ideias de Weber a respeito da educação e da escola podem, inclusive, ter feito parte das respectivas experiências escolares de seus integrantes. Além disso, serão compartilhadas imagens ilustrativas sobre as teorias do autor, para se visualizar, concretamente, as mesmas.

Vale lembrar que esta atividade consiste em uma parte significativa da composição do portfólio a ser entregue ao final do curso.

Passo 1: Lembre-se de que Max Weber apontou o fato de na Sociedade Moderna a escola ter se tornado uma instituição racional e burocrática, por exemplo, valorizando a transmissão do conhecimento, mas não a reflexão do aluno. Reveja, portanto, as ideias de Weber sobre a educação contidas no Capítulo 4 do livro-texto.

Passo 2: No Fórum, o grupo debaterá, por meio de experiências e lembranças pessoais, a perspectiva de Weber de que a escola, em face do comportamento do professor burocrático-disciplinador, massifica e, por isso, limita os alunos, por não trabalhar a autonomia e a liberdade, mas, sim, o treinamento dos alunos para a elaboração de respostas tidas como corretas.

Passo 3: Na Internet, os integrantes do grupo devem selecionar imagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com