TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta Seletiva Em Montanha ES

Ensaios: Coleta Seletiva Em Montanha ES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 6

COLETA SELETIVA - MONTANHA, ES

Coleta Seletiva: Sustentabilidade e Cidadania é um projeto voltado para a conscientização e preservação ambiental, sustentabilidade e inclusão social onde o poder público municipal se responsabiliza por soluções que envolvem o descarte, a coleta, o tratamento, a destinação final e reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos. O projeto tem como objetivos principais: reduzir o volume de material aterrado; reduzir riscos ao meio ambiente assegurando o correto manuseio e disposição final e transformar o que é jogado fora em novos produtos. A Coleta Seletiva é realizada na área urbana seis dias por semana e definida em dois grandes grupos: Lixo Úmido e Lixo Seco. Os resíduos coletados são levados à UTC – Usina de Triagem e Compostagem, onde são separados, alguns materiais provenientes do lixo seco são enfardados para comercialização, o lixo úmido é transformado através de sistema de compostagem resultando em um fertilizante orgânico que é usado para recuperação da fertilidade dos canteiros das praças, jardins e de áreas degradadas, as garrafas pet transformadas em vassouras e os rejeitos aterrados conforme legislação vigente. O projeto está sendo desenvolvido desde março de 2009 e os resultados são: diminuição de 70% dos resíduos sólidos encaminhados ao aterro; erradicação do lixão; resgate da condição humana e profissional dos catadores de lixo; caminho aberto para o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente, educação ambiental para estudantes de primeiro, segundo e terceiro graus que realizam aula de campo na Usina. A UTC também tem recebido municípios interessados na problemática do lixo, como São Roque do Canaã, Barra de São Francisco, Pancas e outros que visitaram a UTC em comitiva para conhecer e colher experiências para possível replicabilidade.

Até março de 2009 os resíduos sólidos urbanos coletados no município eram depositados diretamente a céu aberto (lixão). A área onde era realizado o depósito tem aproximadamente dois (02) hectares, situada às margens da rodovia ES 010 à 2Km do centro urbano do Município, causando impactos ambientais e acarretando problemas de saúde pública como proliferação de vetores de doenças, geração de maus odores e principalmente, a poluição do ar, do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume comprometendo os recursos hídricos. Acrescenta-se a esta situação problemas sociais e econômicos com a existência de catadores, os quais retiravam do lixo o seu sustento sem a mínima condição humana, e alguns residiam no próprio local. Portanto, o Projeto Coleta Seletiva: Sustentabilidade e Cidadania, iniciado 2009, se identifica como política pública voltada para conscientização, preservação ambiental, medida ambiental para o desenvolvimento sustentável e inclusão social.

A relevância do Projeto é claramente identificada nos benefícios que gera em diferentes aspectos: Sanitários, contribui decisivamente para a melhoria da saúde pública; Ambientais, evita a poluição do ambiente (água, ar e solos) provocada pelo lixo, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, pois diminui a quantidade de resíduos a serem dispostos; Econômicos, representa uma atividade econômica indireta, tanto pela economia de recursos naturais quanto pela diminuição dos gastos com tratamento de doenças, controle da poluição ambiental e remediação de áreas degradadas, é uma atividade econômica direta pela valorização, venda e processamento de produtos descartados, gera empregos para a população não qualificada; Sociais, a geração de empregos diretos, a possibilidade de união e organização da força trabalhista mais desprestigiada e marginalizada e a oportunidade de incentivar a mobilização comunitária para o exercício da cidadania, em busca de solução de seus próprios problemas; Educacionais, as atividades de triagem e compostagem, têm fortes vínculos com a formação e educação ambiental de crianças, jovens e adultos. A Usina de Triagem, além de ser unidade de tratamento do lixo, funciona como laboratório de ciências para que professores e alunos tenham aulas práticas e discorram sobre as várias áreas e atividades relacionadas com a reciclagem do lixo urbano, mobilização e participação comunitária; Educação Ambiental oferece oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo lixo que geram.

A Coleta Seletiva no município de Montanha tem como objetivos principais: reduzir o volume de material aterrado; reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final; transformar o que é jogado fora em novos produtos e realizar educação ambiental como fazer diário.

Ações e procedimentos: Desde o ano de 2005 as Escolas Municipais de Montanha vem realizando um trabalho efetivo e constante de Educação Ambiental, conscientizando a população sobre a necessidade de implantação da coleta seletiva, pois, para o sucesso da mesma a participação da comunidade é fundamental, porque na coleta seletiva, boa parte das responsabilidades recai sobre a própria população beneficiada, a quem compete à separação dos materiais, o acondicionamento e a colocação dos materiais nos dias e horários estabelecidos. O sucesso deste trabalho pode ser comprovado na pesquisa realizada pela Futura para o Programa “Espírito Santo sem Lixão” realizada em dezembro de 2009, onde 97% da população respondeu que separa o lixo corretamente.

Em 2006, o LESA – Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental, vinculado ao Departamento de Engenharia Civil/UFV, desenvolveu em parceria com a Prefeitura Municipal de Montanha a caracterização dos resíduos sólidos gerados pelo município

A partir dos dados obtidos com a pesquisa, construiu-se o Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos. E somente no inicio de 2009 o Projeto foi retomado e o LESA realizou a capacitação dos funcionários que iriam trabalhar na UTC.

Em março de 2009, com a população conscientizada e a Usina de Triagem preparada inicia-se a Coleta Seletiva do município, automaticamente acontece a erradicação do Lixão, todo o lixo do município é levado para a Usina e triado, o processo de compostagem é iniciado bem como a separação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com