TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário Crítico de "A adolescência em Samoa" por Margareth Mead

Por:   •  14/12/2020  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho se ocupou em analisar a teoria de culturalismo presente no texto de Margareth Mead e compará-lo ao episódio de Estranhos no Exterior em que apresentam Franz Boas. Margareth Mead procura fazer uma análise inicialmente sobre como funciona a adolescência nos EUA de acordo com seus costumes, éticas e moral. Em seguida, ela faz a comparação a adolescência em Samoa. A partir disto, ela percebe que existe uma problemática em relação ao período caracterizado por adolescência apresentado e estudado por teóricos de seu tempo. Com isso, Margareth Mead apresenta a forma estigmatizada com que a adolescência é retratada: uma fase conturbada, rebelde e desajustada. A partir de então Margareth Mead questiona: “Eram essas dificuldades decorrentes do fato de ser adolescente ou do fato de ser adolescente nos Estados Unidos” (p.21)

A antropóloga Margareth Mead, assim como Ruth Benedict, percebeu que os padrões culturais além de criarem comportamentos regulares, também passaram a criar inclinações semelhantes entre indivíduos, assim cada cultura criaria uma personalidade padrão que, embora tenha variações, seria predominante sobre outras. A cultura será comparável então a uma lente que filtra tudo o que vemos, percebemos e sentimos. Não há como ver o mundo senão através da lente da cultura.

Em seguida, como forma de colocar seu questionamento a prova, Mead se propoẽm a ir à uma civilização diferente, como a samoana, a fim de fazer um estudo de adolescentes sob condições culturais diferentes. Com isso, a antropóloga constata que não há uma crise universal da adolescência.

Apesar de aluna de Franz Boas, Margareth Mead caminha em direção contrária Boas. Enquanto Boas se apegou a noções geográficas e ambientais para determinar o desenvolvimento cultural, Mead se utlilizou de noções da psicanálise como forma explicativa de padrões culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com