TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o valor do produto é formado?

Tese: Como o valor do produto é formado?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  Tese  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Como se forma o valor do produto?

"O trabalhador acrescenta ao objeto do trabalho novo valor, por meio do acréscimo de determinado quantum de trabalho... O valor dos meios de produção conserva-se... pela sua transferência ao produto. Essa transferência... é mediada pelo trabalho. Como?"

"O trabalhador não trabalha duas vezes ao mesmo tempo, uma vez para agregar, por meio de seu trabalho, valor..., e outra vez para conservar seu valor anterior... Antes, pelo contrário, pelo mero acréscimo de novo valor conserva o valor antigo."

"Mas como o acréscimo de novo valor ao objeto de trabalho e a conservação dos valores antigos no produto são dois resultados totalmente diferentes... essa dualidade do resultado só pode explicar-se... pela dualidade de seu próprio trabalho."

A conservação do valor é feita pelo trabalho concreto: "O trabalhador conserva... os valores dos meios de produção consumidos ou os transfere, como partes componentes do valor, ao produto, não pelo seu acréscimo de trabalho em geral, mas pelo seu caráter particularmente útil..."

A agregação de valor é feita pelo trabalho abstrato: "Agrega valor... mediante seu trabalho não por ser trabalho [concreto], mas por ser trabalho abstrato, social geral, e agrega determinada grandeza de valor não por ter seu trabalho um conteúdo particular, útil, mas porque dura um determinado tempo".

Em resumo: "Pela mera agregação quantitativa de trabalho, valor novo é agregado; pela quantidade de trabalho agregado, os valores antigos dos meios de produção são conservados no produto".

"Ao transformar o trabalho produtivo meios de produção em elementos constituintes de um novo produto, ocorre com o seu valor uma transmigração de almas. Ele transmigra do corpo consumido ao corpo recém-estruturado. Mas essa transmigração de almas ocorre igualmente às costas do verdadeiro trabalho. O trabalhador não pode agregar novo trabalho e, portanto, criar novo valor, sem conservar valores antigos, pois ele tem de agregar o trabalho sempre sob uma forma útil, e não pode agregá-lo em forma útil sem fazer de produtos meios de produção de um novo produto e, com isso, transferir seu valor ao novo produto."

"A parte do capital... que se converte em meios de produção, isto é, em matéria-prima, matérias auxiliares e meios de trabalho, não altera sua grandeza de valor no processo de produção. Eu a chamo, por isso, parte constante do capital ou, mais concisamente: capital constante."

"A parte do capital convertida em força de trabalho em contraposição muda seu valor no processo de produção. Ela reproduz seu próprio equivalente e, além disso, produz um excedente, uma mais-valia que ela mesma pode variar, ser maior ou menor. Essa parte do capital transforma-se continuamente de grandeza constante em grandeza variável. Eu a chamo, por isso, parte variável do capital, ou mais concisamente: capital variável"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com