TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CompetÊncias Profissionais

Ensaios: CompetÊncias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A palavra de ordem, nas empresas modernas, é sem dúvida sucesso. Maximizar os lucros, reduzir os custos, gerenciar o tempo, otimizar os recursos, zelar pela mão de obra e atender a demanda. Tudo isso associado à velocidade, não dá mais para esperar pela solução de um problema, as empresas estão cada vez mais empenhadas em encontrar soluções.

Para conseguir o sucesso as empresas usam todos os seus recursos, e ainda contam com a ajuda de ferramentas feitas especialmente para o problema específico daquela empresa.

Assim sendo o desafio que nos foi proposto mostra que em tempos de economia em pleno desenvolvimento, o Brasil tornou-se um solo promissor para todos os indivíduos que buscam oportunidades de investimento. As oportunidades estão à espera, entretanto é preciso saber identificá-las.

Iremos pesquisar informações que indiquem quais áreas e segmentos são mais promissores para empreender e ainda observar e identificar uma oportunidade de mercado e, a partir dela, iremos desenvolver um plano de abertura e implementação de uma empresa.

ETAPA 1

Antes de tudo, os indivíduos que pretendem abrir uma empresa devem ter um perfil de empreendedor. O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

O novo retrato da economia atual está aumentando significativamente o poder de compra das classes menos favorecidas. Essa oportunidade traz grandes desafios para as empresas, empresas líderes que não conseguirem crescer na mesma velocidade do mercado vão ter suas posições ameaçadas e poderão perder suas vantagens competitivas. Novas empresas tendem a ganhar mais espaço e relevância no mercado. Marcas e modelos antigos estão sendo questionados e novos conceitos aparecem e se espalham pelo mercado emergente.

Analisando esse novo panorama do mercado atual, pesquisamos e levamos em conta as necessidades dos consumidores, identificamos uma vantagem competitiva, tendo em vista os eventos que serão sediados em nosso país nesses próximos anos entendemos que a oportunidade está ligada à venda de produtos licenciados para a Copa do Mundo de 2014 quando esse evento finalizar podemos iniciar uma nova leva de produtos licenciados para as Olimpíadas de 2016, e a seguir podemos ainda vender produtos licenciados de times de futebol nacionais e internacionais. Com o passar dos anos podemos alterar algumas características das vendas mais sempre dentro do mesmo segmento. Devemos aproveitar essa oportunidade uma vez que o grande fluxo de estrangeiros vai acrescentar muito à esse empreendimento.

ETAPA 2

Precedendo à instalação e formalização da empresa, faz-se necessário uma série de providências e observações, quais sejam: verificar se o local atende às especificações do projeto, em termos de área adequada à produção e/ou serviços prestados, proximidade com os mercados consumidores e fornecedores e existência de mão-de-obra especializada nas imediações do local; solicitar a busca prévia de localização junto à prefeitura a fim de verificar possíveis impedimentos em relação à montagem do negócio, tendo em vista o plano diretor urbano do município; existem atividades cujo negócio depende de formalização de sociedade, não sendo permitido o registro como firma individual. É o caso das prestadoras de serviços de profissão regulamentada e do serviço de representação comercial por conta de terceiros. Os estrangeiros que não possuem o visto permanente também estão sujeitos a algumas restrições quanto à formação da empresa (sua natureza jurídica) e atividade explorada; verificar a existência de áreas industriais na prefeitura do município onde pretende instalar-se, pois, na maioria das vezes, estas áreas são financiadas e/ou subsidiadas, além de possuírem infra-estrutura adequada para instalação; a formalização da empresa prevê uma série de procedimentos burocráticos de registro, sendo estes diferenciados de acordo com a atividade da empresa, seja ela indústria, comércio ou serviço

Nossa empresa é constituída por uma loja de 500m2, localizada uma das mais movimentadas regiões de uma área comercial da capital de São Paulo. Oferecemos produtos licenciados para a Copa do Mundo, desde camisetas até canecas, passando por vuvuzelas, chaveiros, canetas, boné, bonecos do mascote, mochila, chinelo, squize, etc.

O nome da nossa loja é “A festa é aqui” e entraremos em funcionamento no dia 05/05/2014 a partir das 08:00 com 5 funcionários tendo previsão de duplicar esse número nos dias em que estiverem ocorrendo o campeonato mundial.

Missão: Garantir uma melhor experiência de compra para os clientes, de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com