TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Trabalho Universitário: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 11

Anhanguera – UNIDERP

Pólo República- Belém- Pará

Curso Serviço Social

Turma: N70 – 7° Semestre

Disciplina: competências profissionais

Profª:

Desafio de Aprendizagem

Acadêmicos

Anglise Bittencourt RA: 197743

Arleth Maria da silva Correa RA: 233119

Cliciany Paes da costa RA: 237825

Geruza Noronha da Silva RA 226698

Jocilene Pacheco

Belém-Pará

2013

Etapa1

Os conselhos de fiscalização das profissões no Brasil tem sua origem nos anos de 1950,quando o estado regulamentou as profissões e ofícios, tendo com isso um patamar legal de caráter basicamente corporativo com uma função controladora e burocrática, sendo entidades sem autonomia, criadas para exercerem o controle político do Estado sobre o profissional, em um contexto de forte relação regulação estatal sobre o exercício do trabalho.Sendo o Serviço social um pioneira a ser aprovada na lei da regulamentação profissional no decreto de 994 de 15 de maio de 1957, lei 3252 de 27 de agosto de 1957.Com isso marca a criação do então Conselho Federal de assistentes Social e Conselho Estatual de Assistentes Sociais.

Os Conselhos profissionais no seu começo de existência se constituíram como entidades autoritárias que são destacavam a aproximação com os profissionais da categoria,nem tinham um espaço para dialogar, a fiscalização era somente restrita ao pagamento da anuidade e sua devida inscrição no mesmo,com isso o processo de renovação do CFESS e seus instrumentos normativos : Código de ética,lei da regulamentação profissional e a política nacional de fiscalização.

A partir do III CBAS ( congresso brasileiro de assistentes sociais ) realizado em São Paulo em 1979, o serviço social assume o posicionamento da categoria , congresso esse que foi conhecido por `congresso da virada `pelo seu desejo de transformação do serviço social na sociedade brasileira. Contudo esse congresso não abordou temas como: sintonia com as lutas pela redemocratização da sociedade, parcela da categoria profissional, vinculada ao movimento sindical e as forças mais progressistas.

Em 1986 foi aprovado o novo código de Ética profissional devido ao amplo processo de debates pelo CFESS, que extinguiu a formulação antiga tradicional conservadora que orientava a ética a neutralidade e deu origem ao novo papel profissional competente teórico, técnica e politicamente.

Já em 1991 o CFESS-CRESS necessitava de uma revisão para maior eficácia na operacionalização dos direito defendidos pela profissão hoje (CFESS, 1996), revisão essa com objetivos históricos, teóricos, e políticos da formulação de 1986, que ajudou na conclusão da reformulação do Código de Ética Profissional, concluída em 1993.

De forma inicial em 1966 no I Encontro Nacional do CFESS-CRESS já se fazia presente a revisão da Lei de Regulamentação vigente desde 1957, revisão esta que defendia a fragilidade da legislação em vigor em relação as atribuições profissionais.

O anteprojeto da nova lei se discute somente em 1971 no IV Encontro Nacional CFESS- CRESS. O Deputado Airton Soares em 1986 encaminha o pl 7669 que foi arquivado sem aprovação da Assembleia Nacional Constituinte. Nos encontros nacionais o tema volta a ser abordado já na sua versão final do PL, representado pelas deputadas Benedita da Silva e Lourdes Abadia. Sua aprovação final foi demorada por um longo processo legislativo. Contudo o conjunto CFESS-CRESS acompanhou tudo de perto nos fóruns sendo aprovada a lei 8662 em 7 de junho de 1993.

Com a aprovação da nova legislação se confirmou a fiscalização de profissionais e as possibilidades mais concretas de intervenção. Com isso o assistente social tem maiores necessidades das competências e atribuições privativas, reconhece também como fórum máximo de deliberação de profissional os Encontros Nacionais CFESS-CRESS.

Na fiscalização do exercício profissional há outros instrumentos normativos que dão suporte as ações do conjunto.

Instrumentos normativos como: Lei da Regulamentação, o Código de Ética, o Estatuto do Conjunto, os Regimes Internos, o Código Processual de Ética, o Código Eleitoral, além das resoluções do CFESS (destacando – se) a) resolução 489/2006 que veda conduta discriminatória e preconceituosa, por expressão sexual por pessoas de ambos os sexos reafirmando formulação de 1993; b) resolução 493/ 2006 as condições étnicas e técnicas do exercício profissional que exige o comprimento das condições institucionais que melhore o desempenho da profissão junto aos usuários de forma étnica e tecnicamente qualificada.

A fiscalização do exercício profissional tem com base legal esse conjunto de instrumentos. A importância de sua atualização foi dada para melhorar o os anseios democráticos dos profissionais e seus usuários. a maios fiscalização passa a ter o caráter de instrumento de luta capaz de politizar, organizar e mobilizar na defesa do seu espaço de atuação profissional e defesa dos direitos sociais.

Com responsabilidade de elaborar as diretrizes e estratégicas para uma Política Nacional de Fiscalização do Exercício Profissional do Assistente Social foi criada a Comissão de Fiscalização e Ética do CFESS ( COFISET ).

A partir de 2002 a cada 02 anos vem tendo os Seminários Nacionais de Capacitação das COFIS o mesmo vem ampliando as discussões do conjunto relativo a política de fiscalização e também dando continuidade nos seminários regionais de fiscalização .

Após dez anos da sua aprovação ocorreu em 2007 a atualização da PNF, processo esse que envolveu as comissões de Fiscalização e acabou com aprovação da Resolução CFESS 512 de 29/09/2007, a mesma atualizou a politica Nacional de Fiscalização e reformulou as normas gerais para o exercício da fiscalização profissional . Essa nova resolução manteve também os acordos anteriormente definidos mais avançou, por exemplo, na elaboração de um Plano Nacional de Fiscalização. Contudo essa data ficou conhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com