TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Trabalho Universitário: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho e de desenvolver, esclarecer e conhecer a legislação em vigor, as competências profissional no Serviço Social e a realidade vivida na contemporaneidade pelos Assistentes Sociais, e os problemas e desafios encontrados pelos assistentes sociais em seu cotidiano.

Apresentaremos dados históricos e fatos relevantes sobre o papel do assistente social na sociedade atual, e sobre o processo de reconceituação do Serviço Social ao longo das décadas. Revelando através do materialismo histórico dialético as diferentes funções que o profissional se submeteu, enquanto inserido no contexto da história brasileira.

Demonstrando que é preciso tirar da cabeça das pessoas a figura da “mocinha boazinha” que tem “dó dos pobres” e distribui cestas básicas, para inseri-la na dimensão teórico-metodológica do seu novo projeto ético-político, de acordo com a transformação da sociedade. Exigindo uma profunda mudança de postura, despertando a necessidade de esclarecer o novo papel do Serviço Social.

O Assistente Social tem como objeto de trabalho a questão social, que é produzida pela relação capital e trabalho no sistema capitalista, onde se tem como centro norteador das estruturas políticas, sociais e econômicas. A questão social se expressa através da precarização do trabalho, do desemprego, da pobreza, da violência, enfim, coloca às margens da sociedade vários sujeitos que passarão a serem usuários das políticas públicas sociais do Estado.

Os diversos setores da sociedade organizada precisam compreender a importância do Assistente Social na realidade social contemporânea, enquanto agente crítico engajado nas lutas sociais, que atua junto aos usuários das políticas públicas, muitas vezes elaborando-as e não só executando-as, e também as tornando acessíveis.

Pautaremos a “Resolução CFESS Nº 569, de 25 de março de 2010” que dispõe sobre a vedação da realização de terapias associadas ao título e/ou ao exercício profissional do assistente social, e os principais aspectos dessa resolução. Esclarecendo por que cada profissão regulamentada deve respeitar os limites de sua atuação técnica, previstos na legislação, assegurando o princípio da interdisciplinaridade.

O Assistente social é um profissional preocupado com a ampliação dos direitos sociais universais, e contra as desigualdades; até mesmo para cobrar dele esta postura estabelecida em seu atual Código de Ética Profissional (CREES, 2005). Que atua junto aos movimentos organizados da sociedade; que propicia meios aos seus usuários para o exercício de suas cidadanias; que elabora políticas públicas de acesso aos direitos sociais garantidos constitucionalmente; e que atua como mediador de conflitos entre as classes sociais, buscando igualdade de oportunidades.

O Assistente Social trabalha para combater as mazelas engendradas pelo capitalismo: fome, desemprego, miserabilidade, precarização das relações de trabalho, exploração de menores, mulheres, idosos dentre outras. Em síntese, as sequelas da questão social. Questão social apreendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista, monopolizada por uma parte da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com