TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Casos: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

questão 1

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis e com as Ultimas alterações, qual o novo tratamento contábil dado às Duplicatas Descontadas?

conforme cita o portal do CFC no link http://www.portalcfc.org.br/coordenadorias/camara_tecnica/faq/faq.php?id=2040

conforme esta previsto no item 29 da NBC TG 38, Aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09. Duplicatas descontadas é uma conta redutora do ativo, mas após o Pronunciamento Técnico CPC 38 a empresa devera primeira mente avaliar os riscos, ou seja, até que ponto ela retém riscos e benefícios do ativo financeiro assim conforme o artigo duplicatas descontadas da Equipe Técnica Tax Contabilidade, se a entidade:

a.transferir substancialmente todos os riscos e benefícios da propriedade do ativo financeiro, a entidade deve desreconhecer o ativo financeiro e reconhecer separadamente como ativos ou passivos quaisquer direitos e obrigações criados ou retidos com a transferência; ou

b.retiver substancialmente todos os riscos e benefícios da propriedade do ativo financeiro, a entidade deve continuar a reconhecer o ativo financeiro.

Questão 2

Como deve ser a contabilização, no Balanço Patrimonial, do lucro apurado na Demonstração do Resultado do Exercício?

Conforme Fahal e Marion em Contabilidade Financeira, p. 49 o lucro faz parte do patrimônio líquido o que aumenta o seu valor, o que significa a valorização do investimento realizado pelos sócios.

Ainda conforme o Artigo da Tax Contabilidade diz que o objetivo da contabilidade é de controlar o patrimonio das entiades, tem como função econômica a apuração do resultado do exercício, qual seja este lucro (resultado positivo) ou prejuízo (resultado negativo), ou ainda uma situação nula.

A lei 11.638/2007 art. 167 e 189 o prejuízo contábil

apurado no exercício será, obrigatoriamente, absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros, reserva legal e pela reserva de capital, essa ordem, não podendo, no entanto, ser compensado com a reserva de correção monetária do capital social, uma vez que a legislação determina que esta reserva deve ser capitalizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com