TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão do processo de formação e desenvolvimento da política social numa sociedade capitalista

Projeto de pesquisa: Compreensão do processo de formação e desenvolvimento da política social numa sociedade capitalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A finalidade deste texto é contribuir para a compreensão do processo de constituição e desenvolvimento das políticas sociais na sociedade capitalista, visualizando as políticas de assistência social que impulsionadas pela constituição de 1988, vem abrangendo maior totalidade no âmbito social do país.

Durante o processo de abertura política o anseio por dotar o Brasil de uma nova constituição da garantia de seus direitos e valores democráticos, só então, as políticas sociais veio se viabilizar diante de um programa de reações da sociedade brasileira.

Para melhorar viabilizar as políticas sociais é preciso perceber a relação entre o estado e o processo de acumulação de capital de serviços sociais, além de considerar os movimentos sociais políticos concretos que fazem em seu bojo a pratica dos direitos sociais.

2 DESENVOLVIMENTO

A política social tem por objetivo estabelecer mecanismo de proteção social a todas as pessoas que não tem condições, temporariamente ou definitiva de prover a sua própria sobrevivência; atualmente conjunto de responsabilidade atribuído ao estado moderno. Políticas sociais configuram um conjunto de intervenções desenvolvidas pelo governo com a finalidade de resolver situações que sejam socialmente relevantes a vida do ser social como: saúde, educação, miséria, violência e outros mais, para possibilitar à proteção a garantia de vida melhor ao ser social.

A política social se deu no Brasil no período de 30 do século passado,quando houve a revolução do processo de industrialização e um grande desenvolvimento da industrialização pelo mundo todo,fazendo com que as expressões da questão social ficassem mais próximas das classes trabalhadoras.

Logo começa a surgir evidencias de descontentamento das classes medias e de grupos de intelectuais, então ocorreu vários movimentos políticos pelo país contra a administração publica, considerada por muitos como ineficientes que não possuía habilidades.

A política social foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre os países sua principal origem o capitalismo, destina-se,prioritariamente,a classe trabalhadora,a luta pelos seus direitos.Encontra legislada e controlada pelo seu estado e se mantém subordinada a política econômica.

Através do capitalismo é que as políticas sociais ganham o seu espaço, no século xx com a intervenção do governo.

Com a instituição do estado conhecida como medida de políticas sociais consistia na implantação de assistência social de prestações de serviços sociais que contemplavam uma diversidade de informações e ações como adoção internamente, reabilitação, consultas medica, atendimentos psicossocial, reinserção social.

Na sua totalidade o histórico processo de planejamento das políticas sociais é uma política de seguridade social não contributiva que se realiza através de ações de iniciativa publica e da sociedade, garantindo as necessidades básicas do individuo na sociedade e para isso acontecer houve o surgimento da profissão que se envolve direta ou indiretamente no processo de implementação da política publica de assistência social, instruída pelo estado que tem enfoque na condução da face publica.

Ainda podemos dizer que, ainda é forte o entendimento do planejamento como um processo burocratizante e formal de um lado, marcado por um excesso procedimentos técnicos decorrendo centralidades na eficiência (meios, recursos, estratégias) embaçando os princípios e as finalidades da política de assistência social, que é entendida como um conjunto de ações governamentais na esfera da proteção social. Obedecendo aos contingenciamentos, as determinações institucionais justificadas, mais precisamente pela falta de recursos ou, pela insuficiência de qualificação originando-se atividades fundadas no senso comum, muitas vezes traduzida por sequencias empíricas de ação.

Ma podemos dizer também, que a incidência da perspectiva burocratizou na pratica cotidiano, convalidando a reprodução da racionalidade instrumental no exercício sócio-profissional, subtraindo a apropriação dos determinantes da questão social que materializa a particularidade dos de intervenção, esta traduzida em ações imediatas, não construturantes e não universalizastes.

O papel do assistente social é indispensável neste processo de criação e melhorias das políticas sociais, pois mesmo trabalhando em constante pressão por parte do governo e defende a execução e ampliação dos direitos humanos,

É nesse ponto de partida que fazemos acontecer a nossa pratica, pratica social e pratica profissional e assim que temos um determinado lugar nas relações sociais, em particular na política publica de assistência social.

Planejamento é uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o tramite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina,sendo, portanto o lado racional da ação.

É importante saber que o conceito cidadania constitui um dos fundamentos mais marcantes do moderno estado de bem está, portanto é, o principio orientador que tem inspirados as políticas sociais como um dos conceitos de planejamento.

As formas de planejamento econômico, embora a relação entre o estado e a economia seja uma relação das mais complexas, é o estado responsável no âmbito da economia nacional. Todos os estados de alguma modo, intervém na economia. É possível, assim estabelecer graus de intervenção.

No final do século XIX e o inicio do século XX, foram desenvolvidas doutrinas que apontavam para a desigualdade social gerada pela economia de livre mercado, contrapondo-se ao modelo até então adotado. Com o fim da primeira guerra mundial, o liberalismo passou a ser criticado e combatido sofrendo da efetivas,com isso crescem-se a intervenção do estado em atividades até então fraqueadas a iniciativa privada de forma exclusiva .

Surge então o denominado estado social com o fim de atender as necessidades de cunho assistencial da sociedade. Assim compreende-se que a intervenção do estado é uma necessidade no estabelecimento de uma sociedade justa e igualitária. O desenvolvimento do estado passa prioritariamente pelo desenvolvimento de seus cidadóes. É uma das formas de intervenção do estado na ordem econômica se da por meio da regulação estatal.

Em uma breve historia elaborada a partir do século XX tem–se a primeira carta política a possuir uma constituição econômica articulada foi a mexicana de 1917, elaborada em Queretero. Tal constituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com