TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do processo de desenvolvimento social, político e econômico brasileiro, com a chegada do português em 1500, através do processo de trabalho indígena, escravos africanos e imigrantes, trabalho assalariado

Artigo: Análise do processo de desenvolvimento social, político e econômico brasileiro, com a chegada do português em 1500, através do processo de trabalho indígena, escravos africanos e imigrantes, trabalho assalariado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

No presente trabalho se tem por objetivo analisar o processo de desenvolvimento social, político e econômico brasileiro, desde a chegada dos portugueses em 1500, passando pelo processo do trabalho indígena, dos escravos africanos e dos imigrantes, até o trabalho assalariado. Pretende também ser uma reflexão nos impactos destes fenômenos na sociedade e economia nacional e as consequentes relações econômicas e sociais que tiveram e que, de alguma forma, marcam a nossa sociedade na atual conjuntura.

CRESCIMENTO DAS CIDADES E O SURGIMENTO DE MOVIMENTOS POPULARES

O processo de crescimento urbano intensivo que acompanhou e tornou

possível a industrialização brasileira a partir da chamada "Revolução de 1930", quando menos de 30% da população vivia em cidades, já provocou drásticas transformações socioeconômicas e espaciais no País (MONTANO, 2002).

De maneira geral, as favelas surgiram pela necessidade de sobrevivência de uma população carente de recursos. Sem alternativa, os cidadãos foram construindo casas em terrenos não povoados. As comunidades cresceram com grande rapidez ao longo dos anos, graças, em parte, ao descaso do poder público.

As favelas no Brasil são consideradas como uma consequência da má distribuição de renda e do déficit habitacional no país. A migração da população rural para o espaço urbano em busca de trabalho, nem sempre bem remunerado, aliada à histórica dificuldade do poder público em criar políticas habitacionais adequadas, são fatores que têm levado ao crescimento dos domicílios em favelas (MELO, 2001).

(soulbrasileiro.com.br › main///// › Rio de Janeiro › Favelas)

MORRO DA PROVIDENCIA -RJ - PRIMEIRA FAVELA BRASILEIRA

A primeira favelano Brasil, segundo dados do governo, surgiu no morro da Providência, no centro da cidade do Rio de Janeiro, em 1897. O morro da Providência fora ocupado inicialmente pelos soldados da Guerra de Canudos, e que exigiam do governo a casa própria como premiação.

Referências:crabastos Brasil

www.favelaeissoai.com.br/noticias

A cidade do século XX foi marcada pelo surgimento de novos lugares voltados para o espetáculo e entretenimento. As ruas, as calçadas, as praças e toda uma sorte de espaços públicos tradicionais na história urbana.

Trens, bondes e progresso.

TRENS:

Os trens chegaram ao Brasil em meados do século XIX,no ano de 1854 Inaugurada no dia 30 de abril a estrada de ferro de Petrópolis , conhecida também como estrada de ferro de Mauá ,já que foi patrocinada pelo Barão de Mauá. que foi construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá –, ligava a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis. Já a locomotiva, trazida da Inglaterra, era homenagem à esposa do Barão de Mauá.Outra ferrovia criada ainda no século 19, no Rio de Janeiro, chamava-se Estrada de Ferro D. Pedro II, mas mudou o nome para Estrada de Ferro Central do Brasil após a Proclamação da República, em 1889. Sua principal função era integrar as áreas urbanas que não paravam de crescer, devido à chegada de imigrantes, libertação dos escravos e crise da lavoura canavieira. A Central do Brasil foi se estendendo e,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com