TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunidade

Resenha: Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

. Comunidade é definida pelo ato de “viver junto, de modo íntimo, privado e exclusivo”, como na família, nos grupos de parentescos, na vizinhança e na aldeia camponesa.

Os indivíduos estão envolvidos como pessoas completas, que podem satisfazer todos os seus objetivos no grupo sendo unida por um acordo de sentimentos ou emoções entre pessoas.

Já Sociedade é definida como “vida pública”, como uma associação na qual se ingressa consciente e deliberadamente.

Os indivíduos também se encontram envolvidos entre si, mas a busca da realização de certos fins é específica e parcial sendo formada por um conjunto de leis e regulamentos racionalmente elaborados.

A Comunidade apresentam as seguintes características sociológicas:

NITIDEZ – É o limite territorial claro da comunidade, ou seja, onde ela começa e onde ela acaba.

PEQUENEZ – A comunidade é, em si a unidade de observação pessoal ou, então, sendo um pouco maior, porém homogênea, proporciona uma unidade de observação pessoal plenamente representativa do todo.

HOMOGENEIDADE – As atividades e o estado de espírito são muito semelhantes para todas as pessoas de sexo e idade correspondentes; o curso de uma geração é semelhante ao da precedente.

AUTO-SUFICIÊNCIA – É o que proporciona todas ou a maioria das atividades que atendem às necessidades de seus membros.

Já nos tipos de Sociedade a mesma apresenta uma acentuada divisão do trabalho; Proliferação de papeis; Estrutura complexa; Divergência de crenças; Costumes e valores; Frouxamente articulada e Dificuldade de consenso.

Portanto, não importa a forma como você vê sua coletividade, o importante e você fazer a diferença com atitudes promotoras do desenvolvimento de comunidade ou sociedade com afinco e determinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com