TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concorrencia Monopolistica

Ensaios: Concorrencia Monopolistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

O modelo de concorrência monopolística foi criado por Edward Chamberlin, para descrever mercados compostos por muitas empresas de pequena dimensão e produtos diferenciados. Temos como exemplo o mercado de restaurantes. Em uma grande cidade existem centenas de restaurantes com preços, comidas e serviços variados, e que a entrada e saída do mercado é fácil e a publicidade reforça a diferenciação.

A concorrência monopolística é uma estrutura de mercado caracterizada por:

Elevado número de consumidores que não tem influência, individualmente, sobre o preço;

Existência de muitas empresas produzindo um bem ou serviço, deixando quase nulas as barreiras para entrada no mercado;

Cada empresa produzindo um bem diferenciado, mas com substitutos próximos;

Cada empresa tem um certo poder sobre os preços, dado que não são iguais, e o consumidor tem a opção de escolha.

Com tais fatos, as empresas deste tipo de mercado tem uma curva de demanda por seus produtos negativamente inclinada, mesmo que sendo bastante elástica pois tem substitutos próximos.

É um modelo muito mais realista do que o de concorrência perfeita, pois supõe produtos homogêneos, sem qualquer diferenciação

O que separa a concorrência perfeita desta estrutura de mercado, é a diferenciação de produtos, ela se dá por tres características:

Qualidade: Produtos de melhor ou pior qualidade se dão pela diferença de investimento de seus produtores e pelo atendimento ao consumidor

Localização: Proximidade do consumidor, principalmente as empresas de serviço.

Tipo ou Estilo: Como empresas de concorrência monopolística sabem que não são detentoras do mercado, estas buscam atuar em nichos do mercado, ofertando bens e serviços para consumidores específicos.

Porém empresas de concorrência monopolística tem duas características principais:

Concorrência entre vendedores: Como as barreiras são baixas, a facilidade de entrada no mercado faz com que, mesmo que os produtos não sejam os mesmos, as empresas vendam menos, portanto há uma maior concorrência entre vendedores.

Valor da diversidade: Com mais opções de escolha, os consumidores podem tirar benefício disso. Com uma maior variedade de produtos e qualidades, os consumidores não são obrigados a pagar por um nivel de qualidade diferente daqueles que é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com