TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a concorrência monopolística

Resenha: O que é a concorrência monopolística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

O que é a concorrência monopolística

Em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.

Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio

As distorções provocadas por altas taxas de inflação O processo inflacionário, especialmente aquele caracterizado por elevadas taxas e particularmente por taxas que oscilam, tem sua previsibilidade dificultada por parte dos agentes econômicos, e promove profundas distorções na estrutura produtiva, inclusive provocando um equilíbrio abaixo do nível de pleno emprego. Diante de tais questões, os principais efeitos provocados por esse fenômeno são Efeito sobre a distribuição de renda, Efeito sobre o mercado de capitais, Efeito sobre o balanço depagamentos, Efeito sobre as expectativas empresariais, Efeito sobre os pagamentos de empréstimos e impostos.

O Break-Even Point (em português Ponto Crítico de Vendas) representa a quantidade de bens e serviços que uma empresa tem de vender de forma a que o valor total dos proveitos obtidos com as vendas iguala o total de custos (incluindo os custos fixos e os custos variáveis) em que a empresa incorre para produzir e comercializar essa, mesma quantidade.

Inflação de demanda reflete o descasamento entre consumo e oferta num determinado mercado. É aparentemente a situação de hoje no Brasil. O consumo vem crescendo acima dos 7% e a oferta vem atrás, a 5%.

Inflação de custos é a que sobrevém quando os custos de produção ficam mais altos. Se os preços do petróleo sobem nas bolsas de Londres e Nova York, aumentam os custos de produção e de transporte de tudo o que leva derivados de petróleo. Em seguida, esse aumento de custos vai para o preço final.

No monopólio temos somente um produtor que domina toda a oferta do produto e portanto, depara-se com toda a demanda de mercado. Na maximização de lucros, a regra do monopolista é simplesmente igualar RMg = CMg, lembrando que, ao deparar-se com a demanda do mercado, que é negativamente inclinada, esta regra será diferente de P = CMg do caso de concorrência.No caso de oligopólio, temos um número pequeno de firmas, de modo que cada uma delas tem algum poder de monopólio, mas há alguma concorrência entre as firmas. A regra de como o preço é fixado depende da corrente de pensamento.

. Produto, em economia, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades, reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado mediante um determinado valor de troca quando então se converte em mercadoria.

Insumo: elemento que entra no processo de produção de mercadorias ou serviços , máquinas e equipamentos, trabalho humano etc.

A função da produção é a relação que mostra a quantidade física dos fatores de produção em determinado período de tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com