TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento do Senso Comum e Conhecimento Científico

Por:   •  9/9/2019  •  Resenha  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos

Inicialmente tenta-se expor algumas ideias e conceitos fundamentais no âmbito do conhecimento científico, senso comum e revoluções científicas. Absorvidos esses conceitos, são geradas discussões sobre esses temas. São elencadas várias características sobre os temas mostrando suas particularidades e a maneira como eles se relacionam.

O que é ciência? Ciência é mais do que uma instituição, é uma atividade e o que se conhece concretamente são os cientistas e os resultados dos seus trabalhos. Ela não se reduz aos experimentos, os mesmos servem sim como forte embasamento para ciências exatas, biológicas ou da natureza, porém, esse mesmo cientificismo não é partilhado por outras áreas da ciência, como as humanas e sociais.

Em relação as revoluções científicas podemos observar que, com elas, os paradigmas se renovam e os "velhos" paradigmas são substituídos depois de um período de crise dentro da própria ciência, segundo Thomas Kuhn. Ele acreditava que a ciência se desenvolvia a partir de revoluções científicas que ocorrem em intervalos de tempo geralmente grandes, contrariando Karl Popper, outro grande pensador do século XX que defendia a ideia de que o conhecimento científico se desenvolve a partir da busca e da tentativa de encontrar lacunas para falsear uma teoria.

Sendo assim, podemos ter em mente que uma tolerância científica parece estar sendo aplicada às teorias e métodos da própria ciência. Procedimentos, processos e produtos científicos estão sendo disponibilizados também ao público leigo e essa transformação atinge diretamente a cultura científica se distanciando do cientificismo clássico.

Conhecimento do senso comum e conhecimento científico

Fazer ciência é encontrar relações; para progredir, a ciência busca conhecer relações entre os eventos. Enquanto o senso comum apoia-se em hábitos, preconceitos, tradições, a ciência fundamenta-se em investigação metódica e sistemática, bem como na necessidade de coerência teórica.

O senso comum vê a realidade individualmente; cada coisa tem uma existência distinta; não há generalizações; por outro lado, pertence ao senso comum fazer generalizações indevidas e, nesse caso, reúne cm uma só opinião fatos que são distintos. Generalizações podem levar ao estabelecimento de causa e efeito entre os objetos e fatos. O senso comum tende a valorizar o extraordinário e não a regularidade, a constância, e vê a investigação científica como capacidade de operar milagres. Nesse caso, a ciência é vista como magia.

Diferentemente do senso comum, a ciência caracteriza-se principalmente por desconfiar das certezas que temos sobre a realidade. Se o senso comum vê normalidade na realidade, a ciência ocupa-se de problematizá- la e objetiva superar os obstáculos que ela oferece ao ser humano. O conhecimento científico é objetivo; é quantitativo; busca leis de funcionamento da realidade; é generalizador; estabelece relações de causa e efeito apenas depois de investigação rigorosa.

A ciência brasileira e Síndrome de Cassandra

No vídeo podemos ver que a população que não sabe o que é ciência, e que não tem como saber porque não foi educada para isso, adota o cientista que usa sua voz, e que diz o que as pessoas querem ouvir. Afinal, quem não gostaria de saber que foi descoberta a "cura universal do câncer", e, ainda por cima, na forma de uma pílula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com