TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção do Conhecimento Científico e do Conhecimento Senso Comum

Por:   •  1/3/2020  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

CIÊNCIA E SENSO COMUM

A construção do Conhecimento Científico e do Conhecimento Senso Comum.

O conhecimento Científico é construído a partir de estudos não superficiais de algo, nesse sentido a ciência se diferencia do senso comum. Por mais simples que seja, a ciência procura entender minimamente um acontecimento, entender as causas, as relações que permitiram que algo ocorresse. Trabalha com ênfase em método e comprovações de teorias. Para ciência todo conhecimento importante deve ultrapassar o senso comum, esse conhecimento ou experiencia não basta ser dito, precisa ter embasamento, acompanhamento da evolução e dados precisos.

As pessoas se constroem socialmente, a grande maioria que constroem seus conhecimentos no senso comum, carregam informações sobre a vida e experiencias pessoais, (tradições, vivencias, cultura, família), sobre os acontecimentos na sociedade, (internet, rádios, televisão),  geralmente vai se construindo um universo de pensamentos que leva a pessoa ter convicção daquilo que acredita, levando a um campo de certeza em muitos casos indiscutíveis, mas que são apenas reproduções não analisadas, sem método, não estudadas e não comprovadas, geralmente o senso comum não precisa de justificativa, muitas vezes são informações soltas que vão se multiplicando entre as pessoas. Se questionar algo a uma pessoa que reproduz o senso comum, não haverá respostas com embasamento, apenas frases decoradas e repetitivas, como, “porque Deus quis”; “porque tinha que ser”, “conselhos e ditos populares”.

A um distanciamento entre a ciência e senso comum, uma vez que o senso comum são informações fragmentadas, reproduções, tradições, conclusões de algo geralmente sem embasamento e comprovação. Mas para Ciência todo conhecimento não deve ficar no “achismo”, que mais se desenvolve no mundo, por se tratar de algo que geralmente não leva ao esforço de compreender, de comprovar com dados precisos, estudo e análises. Apenas são reproduzidos ou passado adiante, algo que é construído ao longo da evolução humana, porem sem dados comprovados. Ambos são conhecimentos, o que diferenciam é a forma que são conduzidas suas vertentes. Levando em consideração que muitas vezes as Ciência leva a diante um conhecimento do senso comum, com intuído de levar esse conhecimento estreito para um lado mais amplo, através de estudos e teorias que comprovam um leque de possibilidades, muitas vezes o senso comum está com uma visão minimizada, em contra partida a ciência vem ampliando uma construção do conhecimento não superficial.

A construção do conhecimento muitas vezes é alimentada pelo senso comum, por diversos motivos, seja ela por falta de interesse, que por fim prioriza por um conhecimento com acesso rápido, que não faça perder seu tempo, sem necessidades de estudos e comprovações, por fim opta por reproduzir um conhecimento completamente solto e superficial. Em muitos casos a falta de conhecimento científico estão concentrados em classes sociais baixas, por níveis de estudos precários e poucos acessos ao estudo. Por fim as pessoas vão construindo seu conhecimento por meio da Ciência e a grande maioria por meio do Senso Comum.

REFERENCIAS

DOURADO Ivan. Senso comum e Ciência: Uma análise hermenêutica e epistemológica do senso comum de oposição. Scielo 2018

PATY Michel. A ciência e a idas e voltas do senso comum. Scielo 2003

ERG Rios – Senso comum , ciência e filosofia : elo dos saberes. Scielo 2007

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com