TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consideração de vários instrumentos de política macroeconômica e seu impacto nas organizações e na sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Consideração de vários instrumentos de política macroeconômica e seu impacto nas organizações e na sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 10

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo abordar os diversos instrumentos de política macroeconômica e seus efeitos sobre as organizações e sobre a sociedade.

2. Políticas Macroeconômicas

2.1-Política Fiscal

A maior preocupação das autoridades brasileiras, que definem as diretrizes da política fiscal, é o financiamento do déficit do setor público, entretanto, o governo pode alterar seu volume de receitas e gastos através de instrumentos fiscais. A cobrança de impostos é a maneira mais comum da atingir esse objetivo. Eles podem ser diretos, incidindo diretamente sobre a renda, que é o caso do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), e indiretos, embutidos nas transações intermediárias e finais. Nesse caso, a contribuição está incorporada ao processo produtivo, como no ICMS, ISS, COFINS e PIS.

Reflexão sobre os impactos da política Fiscal nas empresas.

Há uma gama gigantesca de formas de como medidas de política fiscal interferem na vida das empresas. Além do mais isso é relativo ao tipo de empresa e as metas governamentais. Alguns exemplos:

Se ogoverno quer estimular uma determinada indústria (ou empresas dentro desta indústria) ele pode, por exemplo, oferecer incentivos fiscais como a redução de impostos a esta indústria ou algum tipo de subsídio direcionado. O contrário também ocorre se o governo quer desestimular uma indústria (a tabagista, por exemplo), ele pode agir aumentando os impostos inerentes a esta indústria, seja os impostos de sua matéria prima, seja os impostos relativos ao produto final (cigarros, por exemplo).

De forma geral se o governo reduz impostos os custos de produção das empresas caem e com isso ela é estimulada a aumentar sua produção e a contratar mais. A redução dos impostos também promovem a queda dos preços finais ao consumidor o que faz com que a demanda aumente e sirva como um incentivo maior ao aumento da produção e uma conseqüente melhora nos índices de emprego e renda.

2.2-Política Monetária

Através da compra e da venda de títulos públicos, o Banco Central também influencia de maneira direta na circulação monetária do país. Comprando títulos, a instituição coloca mais moeda na economia, pois entrega dinheiro em troca desses papéis. Todavia, vendendo títulos, o Banco retira dinheiro do mercado, ofertando papéis e tirando moeda de circulação. Ainda com o objetivo de exercer o controle monetário, o Banco Central dispõem dos Depósitos Compulsórios, que consistem no recolhimento compulsório de parte dos depósitos efetuados pelos clientes não bancários nos bancos comerciais. Seu papel principal é diminuir o poder que os bancoscomerciais possuem de multiplicar o dinheiro em circulação através dos empréstimos.

Reflexão sobre os impactos da política Monetária nas empresas.

O PIB a preços de mercado apresentou crescimento de 1,3% na comparação do primeiro trimestre de 2011 contra o quarto trimestre de 2010, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal. Cabe ressaltar que, após registrar desaceleração nos três primeiros trimestres de 2010 (crescimento de 2,2% e 1,6% e 0,4%, na ordem), no último trimestre do ano esta taxa voltou a se acelerar frente à do trimestre imediatamente anterior e, no primeiro trimestre de 2011, manteve este comportamento de crescimento mais rápido na margem. O maior destaque foi a Agropecuária, com elevação de 3,3% no volume do Valor Adicionado. Indústria e Serviços apresentaram crescimento de 2,2% e 1,1%, respectivamente. Cabe salientar que as séries são sazonalmente ajustadas de maneira direta. Isto significa que as séries da Agropecuária, Indústria (incluindo seus sub setores), Serviços (incluindo seus sub setores ), Valor Adicionado, PIB, Despesa de Consumo da Administração Pública, Despesa de Consumo das Famílias, Formação Bruta de Capital Fixo,Exportações e Importações de Bens e Serviços são ajustadas individualmente. O crescimento da Indústria é explicada pelo desempenho da Indústria de transformação, que apresentou expansão de 2,8% no trimestre. Os índices de volume do Valor Adicionado da Construção civil e da atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, por sua vez,registraram crescimento de 2,0% e 0,7%, respectivamente. Já a Extrativa mineral teve queda de 1,5%.

2.2-Política Cambial

Numa recessão mundial prolongada, o pior risco para o Brasil parece ser o do câmbio e das importações mais que o da falta de recursos financeiros externos. Com as reservas suficientes, oportunidades de investimentos atrativas e sem problemas de endividamento dos anos 30 e 80, as condições para enfrentar uma nova crise de contração são razoavelmente melhores que em qualquer momento similar do passado. De maneira geral quase todos os indicadores internos são superiores aos históricos: crescimento e inflação, moderados, déficit fiscal e endividamento público inferiores à média mundial, consumo e crédito em expansão.

Recente pesquisa coordenada pela professora da FGV comprova que o real apresenta desalinhamento de 30% para mais. Enquanto isso, o dólar dos EUA está com sub – valorização de 10% para menos, e a moeda chinesa vale entre 20e 30% menos que deveria. Em conseqüência o câmbio anula as tarifas negociadas pelo Brasil na OMC. Vai além: atua como subsídio indireto e estímulo às importações, sobre tudo chinesas.

Reflexão sobre os impactos da política Cambial nas empresas.

Em um ambiente competitivo, os integrantes do mercado financeiro empregam as mais variadas informações a fim de analisar os riscos e potencialidades de investimentos e alocar de forma eficiente os recursos sob sua responsabilidade. O ambiente econômico em que a firma está inserida influencia e direciona suas decisões estratégicas.Nesse contexto, a compreensão dos efeitos da política macro-econômica sobre o mercado pode determinar a sobrevivência de um empreendimento. Dentre as variáveis macroeconômicas que interferem no ambiente empresarial está inserida a taxa de câmbio, que determina o valor da moeda nacional em relação a moedas fortes como o dólar ou o euro. Nesse sentido, o presente artigo buscou analisar, por meio de índices financeiros, o desempenho das empresas de capital aberto do Agronegócio Brasileiro frente ao comportamento da taxa de câmbio nos últimos anos. Foram coletados os indicadores financeiros referentes às demonstrações financeiras trimestrais das empresas entre os anos de 2000 a 2006, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com