TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo O Conceito De Operadores Logísticos

Ensaios: Construindo O Conceito De Operadores Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  6.891 Palavras (28 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 28

CONSTRUINDO O CONCEITO DE ADL DOS OPERADORES LOGÍSTICOS

Isabela Deschamps Bastos

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Tecnológico - Departamento de Produção e Sistemas

1 Introdução

Cada vez mais se tem observado que as empresas, com o objetivo de aumentar sua competitividade, estão se concentrando em suas atividades-fim, terceirizando assim suas atividades-meio, como os serviços logísticos.

De acordo com Luna (2007), indícios históricos revelam que a contratação de serviços de armazenagem e de transporte parece ser uma prática bem antiga, já citada no livro de Gênesis, e até mais além na história, quando havia contrato de transporte de bens, utilizados pelos governos para transferir riscos a terceiros.

A terceirização dos serviços logísticos ganhou força nas últimas décadas, principalmente por algumas tendências que começaram a influenciar as decisões logísticas, segundo Kalathil (2010), como o foco da organização em gerenciar custos, e a crescente ênfase na execução do Supply Chain. O autor também comenta que os clientes de hoje exigem não apenas a cooperação e o cumprimento de exigências, mas também o alinhamento com seus parceiros de serviço para benefício mútuo e crescimento da receita.

Portanto, é muito importante acompanhar o desempenho dos serviços logísticos terceirizados, como os Prestadores de Serviços Logísticos contratados por uma empresa para executar determinadas atividades. Não é simplesmente transferir a responsabilidade de determinada atividade a terceiros. È preciso haver uma parceria, com intensa troca de informações e contínuo processo de adaptação e melhoria.

O objetivo deste trabalho é elaborar um conceito para avaliar o desempenho logístico dos operadores logísticos. Primeiramente foi feita uma pesquisa na literatura sobre os conceitos de operador logístico e quais atividades logísticas eles podem desempenhar, sem causar prejuízos para a organização. Em seguida são apresentados alguns conceitos de avaliação de desempenho da organização em geral e das operações logísticas. Também foi feita uma pesquisa em artigos sobre as principais formas de medir o desempenho logístico de um operador logístico. Foram encontrados diversos textos sobre o assunto, cada um com uma abordagem diferente e específica, tanto em nível nacional como internacional. Foram apresentados alguns destes modelos e os resultados que eles podem oferecer para a organização. Por fim, algumas considerações sobre o assunto estudo é abordada, com a situação atual da avaliação de desempenho logístico dos operadores logísticos.

2. Conceituação de Operador Logístico

Existem várias definições de prestadores de serviços logísticos apresentadas na literatura técnica. Em inglês, é conhecido como Third-party logistics (3Pl) ou logistics providers. O termo prestador de serviço logístico pode abarcar todo tipo de atividade logística, por mais simples que seja, sem incluir necessariamente os avanços tecnológicos e operacionais que sustentam o moderno SCM (LUNA,2007).

Para a ABLM (Associação Brasileira de Movimentação e Logística), o operador logístico é a empresa que presta serviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, que agreguem valor aos produtos dos mesmos (VECCHI E LAISS, 2011).

Esse conceito não aparece mais no site da ABML, e o mesmo é sugerido em diversos artigos e livros. Sabe-se que é um conceito ainda novo no Brasil, mas que tem ganhado cada vez mais importância nas tomadas de decisões de muitas empresas.

Essa atividade movimenta cerca de R$17 bilhões no mercado nacional, e trabalha com a inteligência no recebimento, manipulação e distribuição de produtos em todo o país, impactando no custo final dos produtos que chegam nas prateleiras das lojas ou diretamente ao consumidor. O setor reúne cerca de 160 empresas e gera mais de 100 mil empregos diretos e indiretos no país, segundo a Associação Brasileira de Logística (Abralog), e é reconhecido pela importância para a expansão e bom andamento dos negócios (MAYO, 2012).

2.1 Atividades logísticas terceirizadas

Levando em consideração a natureza das atividades logísticas ofertadas pelos prestadores de serviços logísticos, Colin e Fabbe-Costes, apud Luna (2007), assim as classificam:

- transporte: incluindo os diversos modais e serviços auxiliares, no caso de transporte internacional;

- armazenagem de produtos;

- manipulação de produtos, como embalagem, identificação, composição de kits, etc.;

- operações industriais, envolvendo as intervenções intrínsecas nos produtos, como montagem final, testes de qualidade, etc.;

- operações comerciais, incluindo recebimento e tratamento de pedidos, pagamentos, propagandas, etc.;

- serviços de cunho informacional, como administração de estoques e rastreamento de veículos;

- consultoria em engenharia e administração logística.

Ainda considerando os mesmos autores, para descrever o conjunto de atividades logísticas realizadas pelos PSLs é preciso combinar três critérios:

- a natureza das atividades (descrita anteriormente);

- características de circulação dos produtos: canais de distribuição, restrições físicas (peso, volume, temperatura) e restrições de gestão (frequência, valor dos produtos, rotatividade de estoques);

- área geográfica atendida.

Assim, a gama de prestações de serviços oferecida por um PSL pode ser estruturada com a combinação desses três aspectos.

3. Avaliação de Desempenho Logístico

Uma avaliação contínua do desempenho da organização permite que o responsável concentre-se no alcance das metas definidas e estimule todos os envolvidos a buscá-las. Para isso, é importante as empresas melhorarem a qualidade das informações de logística, que possa dar mais subsídios ao profissional para orientar o desempenho logístico de forma que permita respostas rápidas às oportunidades de mercado.

Considerando que não se deve tratar a logística apenas como uma atividade que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com