TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operadores Logísticos. Conceitos

Artigo: Operadores Logísticos. Conceitos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

Operadores Logísticos

Conceitos:

Segundo Segundo (2012. pg. 319) caracteriza-se como operador logístico a empresa prestadora de serviços especializada em coordenar, gerenciar e operar todas ou alguma parte das atividades logísticas, dentro das varias fases da cadeia de abastecimento, agregando valor aos produtos de seus clientes.

Para que uma empresa prestadora de serviços logísticos possa ser classificada como Operador logístico, ela deve prestar simultaneamente no mínimo serviços em três atividades básicas:

Controle de estoque

Armazenagem

Gestão de transporte.

O operador logístico está ligado diretamente à terceirização, e ela e uma realidade cada vez mais crescente no Brasil. A terceirização é para ser analisada e avaliada caso a caso, em função de uma grande dedicação em analisar as necessidades. Uma pesquisa do IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materias) descobriu que 60% das empresas ainda coordenam suas atividades logísticas internamente e 40% optaram pela terceirização como estratégia. Destas, quase 30% deixam suas atividades logísticas para operadores.

Até alguns anos atrás, no entanto, não havia alternativa logística no Brasil. Essa atividade cresce cada dia mais, e o que faz a logística avançar é o seu uso como diferencial competitivo. Não basta apenas ter um bom produto. Com a tecnologia cada vez mais barata e acessível, o concorrente logo o copia, nem é suficiente uma boa promoção, dura menos tempo ainda que um bom produto. Poucos aguentam diminuir muito e durante muito tempo. O que sobra mesmo é o nível de serviço, e é preciso agregar valor a seu produto, com conveniência, comodidade, disponibilizando o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e na hora certa.

Entra em cena então o operador logístico. Por operar em grande escala, ele e capaz de oferecer uma estrutura eficiente e mais barata, além de poder agregar serviços ao produto.

Ainda Dias (2012, pg. 320) destaca-se que a concepção de prestação de serviços de logística e transportes está migrando para uma operação multimodal. O operador logístico é o responsável pela execução de todas as atividades de transporte, seja qual for o modal. Ele retira na origem e entrega no consumidor final, passando por todas as etapas de controle modal.

Para realizar essa atividade, é irrelevante que o operador seja o proprietário dos equipamentos dos modais envolvidos no serviço de transporte. A subcontratação de terceiros para a realização desse serviço de transporte, seja aéreo, marítimo ou rodoviário, fortalece a prestação multimodal, imprimindo eficiência e flexibilidade.

Existem também algumas vantagens e desvantagens na terceirização, não e o paraíso sonhado, as vantagens estão na redução de custos pelo aproveitamento da escala e conhecimento do prestador de serviço, no controle simplificado de custos e na concentração da empresa de logística em sua competência, o que pode resultar no aumento de qualidade do serviço a seus clientes. A desvantagem principal é a empresa, o contratante, não estar preparada.

Para Dias (2012, pg.321) o operador logístico, ou também chamado de 3pls (third part logistics), tem crescido na forma do processo de terceirização para as empresas. A pressão para redução de custos está muito grande nos operadores, e algumas promessas realizadas durante a contratação não estão sendo realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com