TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consórcio Modular

Artigos Científicos: Consórcio Modular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Com a abertura econômica brasileira no início da década de 90 promovida pelo então presidente Fernando Collor de Melo, causou um choque nas indústrias nacionais que não estavam preparadas para esse novo cenário econômico uma vez que seus produtos não eram competitivos como os importados.

A indústria automobilística brasileira encontrava-se tecnologicamente e organizacionalmente atrasada para competir com a indústria mundial. (Abiq&Zolboviqius; 1994)

Segundo uma análise sobre a estrutura modular de (RESENDE AT.EL, 2002), com a abertura econômica e o Mercosul a indústria brasileira automobilística investiu em tecnologia, produtos, produção e novas gestões, tornando assim um dos mais competitivos do mundo.

Grande parte das empresas de autopeças eram familiares e de pequeno e médio porte, sem tecnologia e condições financeiras para investimento as novas exigências do mercado. Consequentemente a redução no número de empresa de 1000 para 250, e aquisição de empresas familiares por empresas multinacionais do setor, e fusão de empresas nacionais com multinacionais afim de adquirir tecnologia.

A Estrutura Modular foi a principal inovação ocorrida, um elo de associação entre montadores e fornecedores, todos responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento, em busca de um resultado comum.

Anteriormente a montadora focava-se na produção, com o sistema modular o foco passou para o Projeto do Produto, Qualidade, Distribuição e Marketing. Ficando a produção de responsabilidade dos fornecedores de peças que tiveram que absorver novas funções tornando-se fornecedoras de módulos, com atribuição e novas funções ao seu escopo. Tendo como objetivo redução de custos, tempo de produção desta forma aumento de competitividade dos produtos, divisão de investimentos, custos e riscos entre os consorciados e a empresa líder.

A qualidade final do produto e de responsabilidade do líder do Consorcio Modular que tem também a responsabilidade pela engenharia do produto, da interface com o cliente, distribuição, comercialização e marketing, ficando as empresas consociadas responsáveis em fornecer e montar o modulo ou sistema com garantia dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com