TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  1.428 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------2

2. DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------3

3. CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------6

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS-------------------------------------------7

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é descrever sobre a teoria da contabilidade e a sua importância na escrituração contábil, relatando sobre as especificidades da área de departamento de pessoal, contábil e fiscal. Enfatizando a necessidade de planejamento, gestão e controle dos processos contábeis de uma empresa, pois a ausência destas; pode influencia negativamente, por exemplo, o trabalho em equipe no ambiente de trabalho.

Toda organização social humana, onde os indivíduos estão não só aglomerados, mas unidos pelo partilha mento de uma visão do mundo, controla o comportamento das pessoas a partir de normas que conformam padrões culturais. As reflexões metodológicas de Max Weber sobre a investigação social são fundamentais para o desenvolvimento posterior desta área de pesquisa. Os conceitos de Racionalidade e Burocracia são importantes na sociologia weberiana para explicar o desenvolvimento da modernidade.

.

2-DESENVOLVIMENTO

A contabilidade, sendo uma das ciências que juntamente com outras ciências torna possível a existência das modernas empresas. Ela está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Sua contribuição é de tal relevância que, provavelmente, sem ela a economia não poderia ser controlada. A contabilidade pode ser entendida como um instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, coletando todos os dados econômicos e empresariais, mensurando-os por medidas fiscais e monetárias, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que não se limitam a geração de informações, mas contribuindo, sobretudo, para a tomada de decisão (IUDÍCIBUS e MARION, 2002, p. 42).

Por essa e outras, a necessidade de termos as informações geradas pela contabilidade. E assim compreendemos quando nos deparamos com o pensamento; uma empresa sem escrituração contábil é uma organização sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento. A ausência dela pode acarretar uma serie de prejuízos. A escrituração contábil completa é incontestavelmente necessária á empresa de qualquer porte, como principal instrumento de defesa, controle e gestão de seu patrimônio.

Nos últimos anos, a contabilidade evoluiu muito e é entendida como uma ciência. Mas, a ciência contábil é extensa, por isso fora dividido em segmentos presentes nas organizações, que se chama de departamentos. Cada departamento está ligado ao outro. Devido os controles de cada atividade ser extensos faz-se necessário, que se tenham claro quais são esses departamentos. Pode-se, então encontrar os seguintes;

Departamento De Pessoal; que se responsabiliza pelos registros trabalhistas dos funcionários da empresa, desde o momento de admissão até o desligamento do empregado.

Departamento Fiscal; que registra as entradas e saídas de mercadorias ou prestação de serviços com a finalidade de atender as exigências fiscais. Departamento Contábil; responsável pela contabilização de todos os documentos que envolvem numerários e, atualmente, tem papel fundamental, pois fornece informações para decisões gerenciais.

É importante salientar que a contabilidade não pode restringir-se, por assim dizer, àquelas atividades obrigatórias, comerciais, fiscais e tributárias, a que usualmente a maioria dos contadores se dedica, privilegiadamente. Tem que incluir a contabilidade gerencial ou decisória que, tem objetivos voltados à administração também da empresa. A falta de organização e planejamento dentro das empresas além de prejuízo financeiros como aqui já mencionado pode repercuti também no ambiente psicológico. Como exemplo de um problema bastante comum a chamada Síndrome de Burnout é definida por alguns autores como uma das consequências marcantes do estresse profissional, a Síndrome de Burnout representa o quadro que poderíamos chamar “de saco cheio” ou “não aguento mais”.

Caracterizada por ser o ponto máximo do estresse profissional, que muitas das vezes pode ser evitadas com certas precauções.

O sociólogo Max Weber (1864-1920), a partir da sociologia compreensiva, analisou o desenvolvimento da sociedade moderna capitalista e suas singularidades, a partir das mudanças culturais e das subjetividades dos indivíduos que construíram um modelo de sociedade. Os conceitos de Racionalidade e Burocracia são importantes na sociologia weberiana para explicar o desenvolvimento da modernidade. As organizações que adotam o tipo mecanicista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com