TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Artigos Científicos: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS

A Contabilidade é uma ferramenta utilizada pelos administradores para terem um conhecimento mais aprofundado da saúde das organizações, assim facilitando as tomadas de decisões, que com o passar do tempo passou a ser utilizada também pelo Governo na cobrança de impostos.

OBJETIVOS

A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análise de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto da contabilização, manifestando uma correta representação do seu patrimônio.

Os administradores a utilizam no dia-a-dia das organizações, onde, através de relatórios gerados a partir de dados das diversas áreas, como setor produtivo, administrativo e consumo; a partir destes dados, o Contador monta de forma clara e com evidências o demonstrativo, dando foco aos resultados obtidos financeira e economicamente, bem como aos custos de produção e despesas administrativas.

É responsável pelo controle das contas do ativo, passivo, custos, despesas e receitas, ou seja , tem abrangência em todos os momentos da organização.

Fazem partes das contas do ativo, bens e direitos, estoque, funcionários, máquinas e equipamentos.

Fazem parte das contas do passivo, as obrigações assumidas a partir de compras de bens de consumo, empréstimos e financiamentos, entre outras.

O custo é composto por todos os gastos realizados para fabricação de determinado produto, energia elétrica, matéria prima, mão-de-obra.

As despesas incluem todos os gastos realizados pelas áreas administrativas da organização, controladoria, fiscal, vendas.

E por fim a receita, que é caracterizada pelo resultado das vendas efetuadas dos itens produzidos.

Os maiores interessados nas informações contábeis geradas são os administradores, investidores, fornecedores, bancos, governo, funcionários, sindicatos e inclusive os concorrentes.

CONCLUSÃO

E por fim, podemos concluir que a contabilidade em geral, tem como objetivo ajudar empresas e instituições públicas ou privadas no seu planejamento, supervisionando, organizando e planejando demonstrativos de contas, aplicando nas normas contábeis, para apresentar resultados da situação econômica e financeira da empresa. Assegurando de forma concreta a aplicação de dispositivos legais existentes.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

José Carlos Marion. Contabilidade Básica. http://www.marion.pro.br/portal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com