TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Artigo: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos maiores problemas em candidatos a concurso público é contabilidade. E um dos maiores problemas em contabilidade é justamente a dificuldade de contabilização de duplicatas. Esse artigo tenta desmistificar esse problema chamado duplicatas.

Duplicatas são títulos de crédito representativos de uma operação comercial, em geral, de compra e venda de mercadorias ou de prestação de serviços. Elas podem ser classificadas tanto no ativo ou no passivo, conforme sejam, respectivamente, um direito a receber (duplicatas a receber) ou uma obrigação pendente de liquidação (duplicatas a pagar). De acordo com o prazo estipulado para recebimento, as duplicatas a receber podem ser classificadas no ativo circulante (prazo de liquidação inferior a 12 meses da data do balanço) ou no ativo realizável a longo prazo (prazo de liquidação maior do que 12 meses da data do balanço). De igual modo, as duplicatas a pagar também pode ser classificadas no passivo circulante ou no passivo realizável a longo prazo, em razão do prazo para o seu pagamento ser inferior ou superior a 12 meses.

Se a questão de concurso não falar expressamente de que se trata de duplicatas classificáveis no ativo realizável a longo prazo ou no passivo exigível a longo prazo, classificamos as duplicatas a receber ou a pagar, respectivamente, no ativo ou no passivo circulante. O nosso maior problema encontra-se justamente nas duplicatas a receber, uma vez que é sobre elas que a empresa pode dispor para adequar os fluxos de caixa às suas necessidades de pagamento.

Duplicatas a Receber

Quando uma empresa vende uma mercadoria ou presta um serviço ela pode emitir contra o adquirente uma duplicata. Para a empresa emitente, a duplicata será classificada como duplicata a receber, no ativo circulante, em regra (veja sobre a classificação em circulante ou realizável a longo prazo acima). Para a empresa que recebe a duplicada e faz o aceite, ela é contabilizada no passivo.

Contabilização das duplicatas a receber

Mas e a contabilização, como eu faço?

Se não houvesse a emissão da duplicata, a mercadoria teria que ser paga à vista, certo? Como fazemos isso?

D - Caixa

C - Vendas

Ou seja, todo o valor correspondente às vendas iria entrar na conta caixa. Com duplicatas, a questão é igualzinha!

D - Duplicatas a Receber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com