TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Aplicada Ao Terceiro Setor

Artigo: Contabilidade Aplicada Ao Terceiro Setor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

A CONTABILIDADE APLICADA

AO TERCEIRO SETOR.

Resumo:

Será apresentada neste trabalho a forma de contabilizar as organizações do terceiro setor, que são elas ONG’s, que não têm finalidade de lucro, mas congregam objetivos sociais, filantrópicos, culturais, recreativos, religiosos, artísticos. Vale lembrar quais são os setores da sociedade civil. O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais, tendo objetivo primordial o lucro. O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público. Este último é que iremos analisar em especial.

De importância lembremos que a estrutura patrimonial definida pela Lei das Sociedades por Ações (Lei 6404/1976) é a base da contabilidade do terceiro setor. Entretanto, algumas adaptações devem ser feitas e dizem respeito, principalmente, à nomenclatura de algumas contas a serem utilizadas. Perceberemos que o conceito básico de “Patrimônio Líquido” será mantido nas empresas do terceiro setor. Da mesma forma que, a equação patrimonial será a mesma. Porém, ao invés de utilizarmos “Patrimônio Líquido” chamaremos de “Patrimônio Social”.

O trabalho tem o objetivo de fornecer algumas informações sobre a forma de contabilização das empresas que não tem fins lucrativos e, mostrar que, apesar de pensarem que o objetivo maior do contador é (de modo superficial) mostrar se houve lucro ou prejuízo, também faz parte de organizações que não tem esse fim. Mostrando que a Ciência Contábil faz-se de suma importância em vários setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com