TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avanaçada

Casos: Contabilidade Avanaçada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  9.702 Palavras (39 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 39

1. INTRODUÇÃO

O processo ensino-aprendizagem inerente à disciplina Contabilidade Avançada enseja o estudo, a pesquisa e o debate acerca de alguns conhecimentos considerados complexos e estratégicos no contexto dessa importante ciência social, que é a Contabilidade.

Pode-se sintetizá-la ou ementá-la como sendo o estudo dos ajustes e técnicas de elaboração das demonstrações contábeis no contexto dos conhecimentos específicos da Contabilidade Superior, assim considerados em função do nível de complexidade e a

profundamente que a sua adoção exige dos profissionais envolvidos.

Destacam-se como temas principais da Contabilidade Avançada, investimentos temporários e permanentes, avaliação de investimentos pelo método da equivalência patrimonial, consolidação de demonstrações contábeis, reavaliação de ativos, provisões e reservas, transações entre partes relacionadas, concentração e extinção de sociedade (fusão, incorporação, cisão, etc.) operação entre matriz e filiais.

2. ETAPA 1

2.1. Títulos de Crédito

Denominam-se títulos de crédito os papéis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação específica de cada tipo ou espécie. Todos os elementos fundamentais para se configurar o crédito decorrem da noção de confiança e tempo. A confiança é necessária, pois o crédito se assegura numa promessa de pagamento, e o tempo também, pois o sentido do crédito é, justamente, o pagamento futuro combinado, pois se fosse à vista, perderia a ideia de utilização para devolução posterior.

Os títulos de crédito são classificados contabilmente no ativo.

2.2. Valores Mobiliários

São títulos de propriedade ação ou de crédito obrigação, emitido por um ente público (governo) ou privado (sociedade anônima ou instituição financeira), com características e direitos padronizados (cada título de uma dada emissão tendo o mesmo valor nominal ou a mesma cotação em bolsa, mesmos direitos a dividendos.)

Sua classificação contábil varia de acordo com sua utilização quando for um direito está classificado no ativo e quando for uma obrigação está classificado no passivo.

2.3. Aplicações Financeiras

As aplicações financeiras são aplicações de recursos em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de crédito, com prazo de vencimento pré ou pós-fixadas. O rendimento dessas aplicações está diretamente relacionado ás taxas contratadas. Exemplos: depósitos a prazo fixo, certificados de depósito bancário, caderneta de poupança e debêntures conversíveis ou não em ações. Sua classificação contábil varia de acordo com o prazo de resgate, contudo as empresas preferem as aplicações de liquidez imediatas, com isso estão classificadas entre as disponibilidades e já as aplicações que estão classificadas no ativo circulante as que tem prazo de resgate até 360 dias dentro do exercício social e por último temos as aplicações que estão classificadas como investimentos temporários a longo prazo que são aqueles com prazo de resgate superior a 360 dias da data do balanço.

2.4. Investimentos

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

3. ETAPA 2

3.1. Incorporação

A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações (art. 227 da Lei nº 6.404/76). Na incorporação, a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a sua personalidade jurídica. Assim como a fusão, a incorporação de sociedades comerciais possui também uma definição legal.

Exemplo de incorporação de empresas

A empresa Alfa industrializa produtos de alumínio. Como parte de seu plano de expansão de suas atividades, adquire, em sua totalidade, a Empresa Beta, uma concorrente de pequeno porte. Adquire também, como garantia de fornecimento de matérias-primas, a totalidade da Empresa Ceres, uma de suas fornecedoras de alumínio, com isso as Empresas Beta e Ceres são extintas com a incorporação, sendo que seus ativos e passivos são assumidos (incorporados) pela Empresa Alfa.

3.2. Fusão

A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações (artigo 228 da  Lei 6.404/1976). Note-se que, na fusão, todas as sociedades fusionadas se extinguem, para dar lugar á formação de uma nova sociedade com personalidade jurídica distinta daquelas.

Exemplo de fusão de empresas

As empresas A, B e C, tradicionais empresários. Com base em um trabalho de consultoria, os proprietários resolvem unificar as empresas, visando principalmente a redução dos custos administrativos com um único comando e aumentar competitividade com a sinergia resultante. Resultado disso, as Empresas A, B e C deixam de existir, sendo criada a Empresa D, que passarão a assumir todos os ativos e passivos das três empresas.

3.3. Cisão

A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com