TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Avançada

Ensaios: Contabilidade Avançada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Durante esse trabalho podemos observar que o Balanço Patrimonial Consolidado, vem a ser o Balanço de Matriz e filiais de mesma empresa, ou de empresas de mesmo grupo. Na realidade este tipo de Balanço dá aos interessados uma visão geral da empresa e suas filiais ou de um grupo de empresas, mesmo a sociedade de comando não seja S/A como exemplo uma S/A não seja uma limitada, ou quem quiser consolidar as demonstrações contábeis de suas empresas a livro gosto, para fins de obter informações contábeis de seu interesse.

Fica evidente que em um balanço patrimonial consolidado não se pode fazer uma simples soma de balanços, existe uma técnica de consolidação contábil apropriada para que as informações inseridas no balanço estejam corretas.

Conclusão

A elaboração e publicação de balanços consolidados tornam-se duas ou mais empresas participantes de um mesmo grupo, são novas na legislação brasileira. Não havendo exigência legal, não havia interesse em estudar o assunto, e consequentemente, poucos eram os contabilistas brasileiros que tinham conhecimento da maneira de preparar demonstrações consolidadas. Confundiu-se, até, o procedimento, entendendo-se que bastava somar os valores das contas de vários balanços das empresas do grupo econômico, para se obtiver o balanço consolidado. Dessa forma, obtinha-se, apenas, uma inexpressiva e confusa demonstração de contas e patrimônio acumulados, sem nenhuma utilidade, sem qualquer sentido prático, demonstrando valores inflacionados e distorcidos, patrimônios falsamente gigantescos, justamente o contrário da realidade, daquilo que o balanço consolidado deseja demonstrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com