TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Tese: Contabilidade COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 10

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Daniele Amstalden Libardi Faculdade Anhanguera de Piracicaba

Administração – 2ª Série - Teorias da Administração

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 2 de 8

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

 Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.

 Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

 Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Produção Acadêmica

 Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 3.

 Entrega do Relatório Final na etapa 4.

 Apresentação do Relatório Final da etapa 4 em Power Point.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 Organizar-se, previamente, em equipes de 5 a 7 participantes;  Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Anhanguera. Disponível em:

<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>

Administração – 2ª Série - Teorias da Administração

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 3 de 8

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

DESAFIO

A proposta desse desafio é que você e a sua equipe, por meio do conhecimento das

Teorias da Administração, auxiliem o Sr. Bread, proprietário da Padaria Q Pão na reestruturação do seu negócio para que ele consiga manter sua empresa ativa e competitiva. Esta atividade é importante para você aluno conseguir visualizar na prática as teorias da administração, podendo aplicar o aprendizado teórico em uma realidade empresarial.

Estudo de Caso – Padaria Q Pão

O Sr. Bread é dono da padaria Q Pão, uma tradicional padaria que está na sua família há três gerações, desde a época de seu avô. No entanto, a Q Pão vem passando por várias dificuldades, tirando o sono do Sr. Bread que não quer encerrar o negócio da família. Entre os problemas que a Q Pão vem enfrentando: redução das vendas de produtos de fabricação própria (esses são os produtos de maior lucratividade); reclamação de clientes sobre a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecidos, e reclamação sobre atendimento; a comunicação interna está comprometida e parece que os funcionários não respeitam mais o Sr. Bread, que não tem voz ativa com eles quando chegam atrasados, faltam ou destratam um cliente. Na linha de produção, o confeiteiro não tem se empenhado e falta produtos como bolos e doces para atender de imediato os clientes. Ocorre também de ter atraso nas encomendas, o que gera cancelamentos e prejuízo para o Sr. Bread, além de comprometer a imagem da Q Pão para os clientes.

A padaria Q Pão conta hoje com os seguintes funcionários: o proprietário, o Sr. Bread, 3 atendentes de balcão, 2 atendentes de caixa, 1 atendente na cafeteria interna da padaria, 2 padeiros e 1 confeiteiro. O horário de funcionamento da padaria é das 6h da manhã às 21h da noite, de segunda a segunda, incluindo feriados. Os atendentes e os padeiros alternam turnos de trabalho e finais de semana, mas não tem uma escala. Os funcionários, por conta própria e sem avisar o Sr. Bread, acertam os detalhes da escala entre si, e acontece de várias vezes faltarem, por mal entendidos no combinado entre eles mesmos, deixando o Sr. Bread defasado de funcionários para atender seus clientes. Uma vez que o Sr. Bread tem que cobrir atendentes de balcão e caixa, além de atender fornecedores e pagar as contas, sobra pouco tempo para supervisionar a linha de produção e de qualidade de seus produtos.

As Finanças da Q Pão também não andam boas, pois o Sr, Bread, para não atrasar pagamento dos fornecedores, tira dinheiro do seu próprio bolso e ele já nem sabe mais o que é dívida da padaria e o que é sua, e nem tem certeza da lucratividade que a padaria oferece hoje.

Objetivo do desafio

Elaborar uma proposta de reestruturação e melhorias para a Padaria Q Pão, utilizando conceitos teóricos, visando tornar a empresa mais dinâmica e competitiva.

Administração – 2ª Série - Teorias da Administração

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 4 de 8

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Fundamentos da administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.

Esta atividade é importante para que você conheça o significado da palavra administração, sua importância e sua história, que evoluiu no decorrer dos séculos até se tornar o que vivenciamos hoje.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar no PLT e nas bibliografias complementares da disciplina Teorias da Administração:

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

Pode-se também fazer pesquisas na internet, lembrando que sempre devem ser visitados sites confiáveis quanto sua veracidade. Todas as fontes de consultas utilizadas deverão compor as referências (bibliográficas), no final do trabalho.

Sugestões de Bibliografia Complementar

• CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de Administração. Rio de janeiro: Elsevier, 2006.

• OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008.

Passo 2 (Aluno)

Assistir ao vídeo: Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: em <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklbi1UaElFNzBuUVE/edit>. Acesso em: 22 abr. 2013, e responder a seguinte questão: Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?

Passo 3 (Equipe)

Reunir a equipe e montar um grupo de estudos para debater sobre os conceitos levantados nos passos 1 e 2.

Passo 4(Equipe)

Administração – 2ª Série - Teorias da Administração

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 5 de 8

Elaborar um relatório de no máximo três laudas, com uma reflexão do ponto de vista da equipe, sobre os itens pesquisados no passo 1. O relatório deve conter: capa, sumário, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT, e entregar ao professor.

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Escola Clássica Taylor, Ford. Escola Clássica Fayol. Escola Clássica Weber. Evolução da escola clássica. Evolução da escola clássica.

Esta atividade é importante para que você conheça o movimento da administração cientifica, seus princípios e fundamentos, e os principais nomes que fizeram história na administração; conhecer a teoria da burocracia e as ideias desenvolvidas para administrar grandes empresas desde o século XX até sua evolução no século XXI. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Assistir ao vídeo: Tempos Modernos, para compreender os conceitos históricos da administração. Vídeo compartilhado em <https://docs.google.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklNGUzcks4NXhNT1k/edit?usp=sharing>. Acesso em: 16 abr. 2013.

Passo 2 (equipe)

Refletir com sua equipe a respeito do filme Tempos Modernos comparando o estresse do personagem da época com o estresse que nós vivemos hoje nas empresas. Apontar diferenças e semelhanças em um relatório de no máximo duas laudas.

Passo 3 (Equipe)

Aplicar na padaria Q Pão os Princípios da Escola Clássica da Administração a fim de ajudar a organização estrutural da empresa:

1. Demonstrar como pode ser aplicado o princípio da divisão do trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência na Q Pão e reduzir custos de produção.

2. Preparar um estudo de tempos e métodos visando melhorar a produção da padaria.

3. Demonstrar ao Sr. Bread como os Princípios Gerais de Administração, na visão de Fayol, podem ajudar a resolver problemas estruturais, como departamentalização, hierarquia, organização e planejamento na Q Pão.

4. Com base na proposta de estruturação organizacional de Fayol, elaborar o organograma ideal para a padaria Q Pão.

5. Após leitura e compreensão da Teoria da Burocracia apresentada no capítulo 5 do PLT da disciplina, apresentar ao Sr. Bread como o princípio da hierarquia pode auxilia-lo a retomar o respeito frente aos funcionários.

Administração – 2ª Série - Teorias da Administração

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 6 de 8

Passo 4 (Equipe)

Elaborar um relatório com todas as informações desta Etapa para o seu professor. Reservar o este material para o relatório final.

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Papel dos gerentes. Administração da qualidade.

Esta atividade é importante para que você conheça as contribuições dos gerentes nas empresas, quais suas habilidades e entenda os princípios da hierarquia. Entenda os princípios do conceito de qualidade e a evolução deste conceito no decorrer da história da administração até a gestão da qualidade total usada nos dias de hoje. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Assistir ao vídeo e fazer um paralelo para entender os conceitos da analogia sobre os diferentes tipos de funcionários apresentados no vídeo.

Daniel Godrin - Funcionário Gato e Funcionário Cachorro. 2010. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklQUF4VzFkeG5rdzQ/edit?usp=sharing>. Acesso em: 16 abr. 2013.

Passo 2 (Equipe)

Analisar o comportamento dos funcionários da Q Pão de acordo com o descrito no Desafio e fazer sugestões ao Sr. Bread para melhorar o relacionamento entre ele e os funcionários, tal como entre os funcionários e os clientes, tendo como base o capítulo 7 do PLT da disciplina.

1. Exemplificar ao Sr. Bread como ele pode usar as “Oito Habilidades Gerenciais”, segundo Mitzber, relatado no capítulo 7 do PLT da disciplina, para melhorar seu desempenho como proprietário-gerente da Padaria Q Pão.

Passo 3 (Equipe)

Pesquisar conceitos de Gestão da Qualidade Total, para auxiliar o Sr. Bread a implantar a Gestão da Qualidade Total na Padaria Q Pão, levando em consideração as normas ISO 9000 para garantir a satisfação dos clientes externos e internos:

1. Apresentar ao Sr. Bread o que pode ser melhorado na sua padaria, partindo do ponto de vista da qualidade total, baseado no capítulo 8 do PLT da disciplina;

2. Descrever um roteiro ao Sr. Bread para que ele entenda os passos para a implantação das normas ISO 9000, ideal para sua padaria.

Administração – 2ª Série - Teorias da Administração

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 7 de 8

Passo 4 (Equipe)

Elaborar um relatório com todas as informações dessa Etapa. Entregar para o Professor em Data agendada.

ETAPA 4 (tempo para realização: 05 horas )

 Aula-tema: Enfoque comportamental na administração. Motivação e liderança. Evolução do Processo Administrativo. Modelo de negócios e estratégia.

Esta atividade é importante para que você conheça as origens e a evolução do enfoque comportamental na administração, ou seja, conhecer as características que diferenciam uma pessoa da outra para poder entender os princípios e a aplicação da motivação e da liderança; conhecer e entender a empresa como um todo, através do pensamento sistêmico, para poder compreender as estratégias e tomadas de decisão.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Debater como vocês poderiam auxiliar o Sr. Bread a reestruturar o clima organizacional que havia na Q Pão e que se perdeu ao longo dos anos. A equipe deve propor ações de melhorias na qualidade de vida dos funcionários da Q Pão; Propor ações que permitam:

1. A participação e o envolvimento dos funcionários da Q Pão despertando neles a visão sistêmica da empresa.

2. Auxiliar o Sr. Bread no planejamento estratégico de ações de melhorias para curto e longo prazo.

3. Pesquisar na internet vídeos Motivacionais e vídeos sobre Liderança que poderiam ser indicados ao Sr. Bread como forma de motivar seus funcionários e ajuda-lo a desenvolver atitudes de líder. Relacionar ao menos 2 vídeos de cada, explicando o por que eles podem auxiliar o Sr. Bread.

Passo 2 (Equipe)

Com base nos capítulos 17 e 18 do PLT da disciplina, apresentar ao Sr. Bread o que seria um modelo inovador de gestão administrativa para sua padaria incluindo ações de Ética e Responsabilidade Social.

Passo 3 (Equipe)

Organizar todos os passos desenvolvidos até o momento e montar o relatório final elaborando o Plano de Propostas de Melhorias, baseadas nas Teorias da Administração, a ser apresentado ao Sr. Bread. O relatório final deve apresentar um mínimo de 15 e o máximo de 20 laudas e conter: capa, página de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e Referências Bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT.

Administração – 2ª Série - Teorias da Administração

Daniele Amstalden Libardi

Pág. 8 de 8

Passo 4 (Equipe)

Montar uma apresentação resumida em Power Point, para apresentação em sala, contendo os pontos principais em no máximo 7 slides. Como sugestão:

Slide 1: Capa - Nome do grupo – Curso – Unidade.

Slides 2 a 5: Desenvolvimento.

Slide 6: Considerações Finais.

Slide 7 : Referencias.

Sugestão

O professor da disciplina pode sortear alguns grupos para apresentar suas propostas para a classe e debater as propostas apresentadas com os demais.

Livro Texto da disciplina:

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2012. (PLT)..

...

Baixar como  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »