TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Artigos Científicos: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

3. REGIMES DE APURAÇÃO

3.1. CAIXA

É o regime contábil que concilia as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que são realizadas. Este regime dar a entender que uma transação só será reconhecida quando houver a entrada de valores ou saída de valores.

3.2. COMPETÊNCIA

Este regime é o mais utilizado e é o regime aceito pela legislação fiscal, nesse regime todas as transações são reconhecidas pela contabilidade independentemente do seu pagamento.

Como podemos citar um exemplo da compra de uma mercadoria a prazo:

A empresa comprou no mês março com pagamento em abril, a despesa deverá constar no período de março.

4. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES (CONCEITOS)

4.1. PEPS

Este método, também conhecido como FIFO (First In, First Out) aprimora as primeiras mercadorias a entrar no estoque, também vão se as primeiras a sair. Deste modo, o estoque tem uma descrição bastante expressiva com o custo de reposição, ao adaptar este método faz com que os preços sobre os resultados sejam significativos, e tem como consequência as ultima entradas permanecerá no estoque e que será o saldo inicial do próximo período.

4.2. UEPS

Nesse método, também conhecido como LIFO (Last In First Out) é um método de avaliar o estoque bastante discutido, ao contrário do PEPS nesse método as últimas entradas do estoque serão as primeiras a sair e, deste modo, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas é avaliado ao custo das mesmas. Neste método o estoque será constituído pelas primeiras entradas no estoque e que será o saldo inicial do próximo período. Esse método não é utilizado nas empresas, pois dependendo do ramo de atuação, a empresa poderá sofrer sérios prejuízos, por exemplo: na venda de produtos perecíveis que possuem validades, caso a venda dos produtos que chegarem por último, quando for ocorrer a venda dos produtos que chegaram primeiramente, provavelmente esses produtos já estarão vencidos.

4.3. CUSTO MÉDIO PONDERADO

Neste método podemos observar a formula que é feita a avaliação dos estoques pelo preço médio ponderado. Ele é chamado de média ponderada devida, a cada unidade comprada com preço diferente do constante do estoque, o custo médio será alterado de acordo com seu valor de aquisição. Dessa forma, cada entrada com preço unitário do preço médio anterior modifica o preço médio, e que cada saída, venha sofrer alguma alteração com o preço de acordo com a entrada.

5. OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS

5.1. RECONHECIMENTO DA RECEITA

5.1.1 RECEITA DAS VENDAS

A receita é um dos fatores mais importante para contabilidade, pois é através dela que os produtos ou serviços prestados pela Entidade são transferindo para outra Entidade ou pessoa física.

5.1.2. RECEITA BRUTA DE VENDAS

É o valor total das vendas de bens e dos serviços prestados durante um período. Nessas receitas estão inclusos os impostos aplicados em cada caso, por exemplo, ICMS, IPI, PIS, CONFINS e ISS. Quando uma venda efetuada a vista, a contrapartida é um aumento no ativo- conta caixa; quando a venda for efetuada a prazo, a contrapartida desse lançamento é um aumento no passivo- fornecedores a pagar.

5.2. DEDUÇÕES DA RECEITA

Conforme citado anteriormente, esses impostos e contribuições pertences aos governos, estados, municípios, variando proporcionalmente de acordo com a venda ou prestação de serviços. Quanto maior for o valor das receitas, maior será o imposto. Nesse caso a entidade é uma intermediária que arrecada os impostos junto ao consumidor e recolhe aos cofres públicos.

5.3. IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES NA COMPRA E VENDA (ICMS, PIS, CONFIS).

Os tributos incidentes sobre as compras e vendas são aqueles que guardam proporção com o preço da venda, mesmo que esteja incluso a base de cálculo do tributo. Para um melhor entendimento da contabilização das vendas e dos tributos incidentes, diversos lançamentos serão efetuados, com incidência de ICMS, IPI, PIS e COFINS. As alíquotas do PIS e da COFINS no regime não cumulativo são 1,65% e 7,6% respectivamente. O ICMS e o IPI têm alíquotas diversificadas que varia de cada estado.

6. OPERAÇÕES FINANCEIRAS

6.1. CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA

No regime de capitalização composta, os juros produzidos num período de apuração serão acrescentados ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando chamado “juros sobre juros”. Desta forma cada mês os juros serão incluso no capital para uma nova base de cálculo. Os juros composto, mais conhecido como cálculo exponencial de juros é o mais utilizado no sistema financeiro, portanto, sendo o mais útil para cálculos de problemas diários.

Fórmulas de Juros Compostos:

Calculo do valor do juro em capitalização composta

Cálculo do valor futuro em capitalização composta

Cálculo do valor presente em capitalização composta

Cálculo da taxa de juros em capitalização composta

Cálculo do período de aplicação em capitalização composta

6.2. TAXAS EQUIVALENTES

São taxas que quando aplicadas ao mesmo capital, num mesmo período, produzem montantes iguais. Diferentemente do que acontece no sistema de capitalização simples, duas taxas equivalentes não são proporcionais entre si. Daí a necessidade de calcular a taxa equivalente, num certo período. São calculadas pela seguinte formula:

ie= (1 + i)n-1

7. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

7.1. BALANÇO PATRIMONIAL

É uma demonstração contábil que contem todas as propriedades de uma entidade. O balanço patrimonial é uma das principais declarações financeiras de uma entidade, essa demonstração está destinada a evindeciar, qualitativa e quantitativamente, em um determinado período.

São três elementos que constitui o Balanço Patrimonial:

Ativo: são os bens, os direitos, e as demais aplicações de uma entidade.

Passivo: são todas as despesas que uma entidade possui, também conhecidos como Capital de Terceiros.

Patrimônio Líquido: são os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do ativo e o valor do passivo.

7.2. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

A Demonstração do Resultado do exercício tem como objetivo de apresentar a situação econômica de uma empresa seja lucro ou prejuízo num determinado período. Embora sejam elaboradas para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e, trimestralmente para fins fiscais do sistema tributário.

8. CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS

Antigamente a profissão contabilista era conhecido como guarda livros, e suas responsabilidades era basicamente a escrituração dos livros fiscais contábeis e outra função de fechar o balanço. Atualmente as transformações contábeis estão ocorrendo velocidade nunca vista. Por consequência do desenvolvimento a contabilidade, o contabilista precisa-se rapidamente atualiza-se e assimilar as novas transformações presentes e futuras que venham a acontecer.

A contabilidade contém uma série de tendências e respectivas, e quem não segurar o máximo de informações e aperfeiçoes vai ficar retrógrado, ultrapassado e fora do mercado de trabalho.

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »