TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Casos: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O texto tem por objetivo fazer um breve histórico sobre conceitos básicos e vitais para a contabilidade.

Faz um breve relato sobre regimes de apuração, caixa e competência. Explicando os métodos PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado, que são métodos de avaliação de estoque.

Para finalizar apresentamos conceitos de capitalização composta e taxas equivalentes. Para finalizar um breve relato sobre as demonstrações contábeis obrigatórias e as tendências da contabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

O Regime de Caixa na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e toas às receitas recebidas no respectivo exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores.

Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa. O Regime de Caixa somente é admissível em entidades sem fins lucrativos, em que os conceitos de receita de despesa se identificam, algumas vezes, com os de recebimentos e pagamento.

Do Regime de Competência decorre o Princípio da Competência de Exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do Resultado do Exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas.

De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo Caixa; o que vale é a data de ocorrência dos respectivos fatos geradores.

Método de Avaliação de Estoque PEPS - Sigla traduzida para o vernáculo, o primeiro que entra é o primeiro que sai – FIFO first in, first out. À medida que ocorrem as vendas, ocorre às baixas no estoque a partir das primeiras unidades compradas, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos/compramos primeiro as primeiras unidades compradas/produzidas.

Método de Avaliação de Estoque UEPS - Traduzida da sigla LIFO – last in, first out, é um método de avaliar estoque muito discutido. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recente adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair). Supõe-se, portanto, que o estoque final consiste nas unidades mais antigas e é avaliado ao custo destas unidades.

A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado “período de capitalização”, logo, se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de calculo do período seguinte.

Taxas equivalentes, duas taxas são consideradas equivalentes, a juros compostos, se aplicadas sobre um mesmo capital, por um período equivalente de tempo, gerando montantes iguais.

No sistema de capitalização composta, ao contrario do que acontece no sistema de capitalização simples, duas taxas equivalentes não são necessariamente proporcionais entre si. Daí a necessidade de obtermos uma relação que nos permita calcular a taxa equivalente, num certo período de tempo, u uma dada taxa de juro composto.

Principio da continuidade, seguindo os preceitos da continuidade, a entidade é vista como um going concern, ou seja, um empreendimento em constante andamento, não havendo, salvo raras exceções, previsão para o encerramento de suas atividades. A continuidade também é um caso de postulado que fora “rebaixado” à categoria de princípio pela Resolução CFC 750/93.

Percebe-se que o principio da entidade presente na resolução do CFC se assemelha muito ao Postulado Contábil da Entidade, destacando-se autonomia em relação aos sócios, ou seja, o fato de que o patrimônio da entidade não se confunde com o de seus proprietários. Na prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com