TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Artigo: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

3 Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade............................................................................................................ 04

4 Regime de Apuração............................................................................................. 05

5 Métodos de Avaliação de Estoque........................................................................ 07

6 Operações com Mercadorias e Impostos...............................................................02

7Operações Financeiras......................................................................................... 11

8 Demonstrações Contábeis.................................................................................. 12 9 Legislação Profissional....................................................................................... 12

10 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 13

11 REFERENCIAS....................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Esta produção de texto ira conter as explicações sobre os princípios de contabilidade, as definições de entidade, Continuidade e Competência, Regime de Apuração, Caixa e Competência, Métodos de avaliação de Estoque, PEPS, UEPS e Custo Médio ponderado, Operações com Mercadorias e Impostos, Reconhecimento da receita, Dedução de Receitas e Impostos e contribuição na compra e na venda (ICMS,PIS e COFINS), Operações Financeiras, Capitalizações compostas e taxa equivalentes, Demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial e DRE), e a contabilidade e suas perspectivas.

2 DESENVOLVIMENTO

3.DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional do nosso País.

SÃO OS PRINCÍPIO DE CONTABILIDADE:

3.1 Princípios da Entidade : reconhece o patrimônio como o objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta opção, o Patrimonio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

O Patrimônio pertence à Entidade, mas a reciproca não e verdadeira. A soma ou agregação contábil de patromonios autônomos não resulta em nova Entidade, mas numa unidade de natureza econômica contábil.

3.2 Princípio da Continuidade: deve ser considerada quando da classificação e avaliação da mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

A Continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da Entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

3.3Princípio da Competência: as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração de resultado do período em que ocorrem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem , independentemente de recebimento ou pagamento.

O Princípio de Competência determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio liquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Princípio da Oportunidade.

As receitas consideram-se realizadas:

I- Nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetiva-lo , quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes á Entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestado.

II- Quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior.

III- Pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros.

IV- No recebimento efetivo de doações e subvenções.

Consideram-se incorridas as despesas:

I- Quando deixar de existir o correspondente do valor do ativo, por transferência de propriedade para terceiros.

II- Pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo.

III- Pelo surgimento de um passivo, sem o corresponde de um ativo.

4. REIME DE CAIXA E COMPETÊNCIA

Para se conhecer o resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas com o total das receitas correspondente ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definira que receitas e despesas deverão ser consideradas na apuração de resultados do respectivo exercício. Assim, são dois os regimes contábeis conhecidos que disciplinam a apuração do Resultado do Exercício: Regime de caixa e Regime de competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com