TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Trabalho Universitário: Contabilidade Comercial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade 2 - Teoria Econômica

Modo de Leitura

Período:

19/03/13 00:00 à 10/07/13 23:59

Cabeçalho

Progresso de Leitura:

13%

Nesta unidade buscaremos aplicar os conceitos econômicos básicos, já abordados na primeira unidade. Falaremos, na primeira web aula, sobre as decisões de política econômica do governo e seus impactos na economia; além disso, conhecermos ainda alguns indicadores econômicos. Na segunda web aula, abordaremos algumas particularidades da economia brasileira e também a inserção internacional do Brasil, destacando a atual crise financeira.

Unidade 2 - Teoria Econômica

Página1

WEB-AULA 1

Políticas Econômicas1

Olá pessoal! Bem-vindos à nossa primeira web aula desta segunda unidade da disciplina de Teoria Econômica. Na unidade anterior, nós conhecemos, primeiramente, alguns conceitos básicos da economia; em seguida nós fomos apresentados à "lei da oferta e demanda" e conhecemos um pouco sobre o mecanismo de funcionamento dos mercados. A lei da oferta e demanda, como observado, ilustra como as pessoas tomam decisões de compra e venda. Nesse sentido, há uma análise individual, ou microeconômica, como os economistas gostam de chamar.

A partir de agora, nós avançaremos um pouco mais e conheceremos um outro lado da economia, que não aborda as decisões individuais, mas o funcionamento da economia como um todo. Esse ramo da economia é conhecido como macroeconomia.

É muito importante entender que a diferença entre microeconomia e macroeconomia não está no tamanho, mas no grau de agregação. Por exemplo: ao estudar o que João decide fazer com seu salário, eu estou fazendo uma análise microeconômica; ao estudar o nível de renda e desemprego da cidade onde João mora, eu estou fazendo uma análise macroeconômica. E se eu estivesse analisando o nível de desemprego do bairro onde João mora? A análise seria microeconômica ou macroeconomia?

A análise continua sendo macroeconômica, pois não estou estudando indivíduos, mas um conjunto de famílias, de forma agregada. Na análise macroeconômica não cabe estudar se João ou Maria estão desempregados, mas o percentual de toda a cidade ou bairro que está sem emprego.

A macroeconomia está mais próxima de nós do que pensamos: o noticiário jornalístico, por exemplo, é lotado de notícias macroeconômicas, como por exemplo, informações sobre a inflação, taxa de juros, desemprego. Além disso, o governo é responsável pela condução das políticas macroeconômicas no país; ou seja, o governo gerencia a economia do país, com resultados sobre todos nós.

Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre essas políticas macroeconômicas, que podemos chamar simplesmente de "políticas econômicas", como são popularmente conhecidas. O governo tem quatro grandes objetivos de política econômica:

• Redução do desemprego e aumento do crescimento econômico:

• Redução da inflação (evitar aumento generalizado dos preços)

• Equilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior)

• Justa distribuição da renda

________________________________________

A grande questão é como conciliar os quatro objetivos. Embora todos sejam importantes, o cumprimento de um deles pode implicar no descumprimento de outros. Por exemplo: o governo brasileiro, atualmente, tem priorizado a redução da inflação.

A questão é que, para reduzir a inflação, o governo pode se valer de medidas que atrapalham o crescimento econômico! Exemplo: aumento das taxas de juros. Para entender melhor o papel dos juros, assista ao vídeo abaixo:

Pode-se observar, ao assistir ao vídeo, que há uma pressão sobre o governo para redução das taxas de juros. Isso porque, ao reduzir os juros, estimula-se o consumo das pessoas, o que "aquece" a economia e gera crescimento econômico. Porém, quando muita gente começa a comprar demais e as empresas começar a vender mais do que conseguem produzir, há uma tendência para que os preços aumentem; em outras palavras, pode ocorrer inflação!

Outro exemplo de política econômica é a recente redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Assista ao vídeo abaixo, sobre o tema:

Ao reduzir alguns impostos, o governo também "aquece" a economia, pois estimula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com