TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Dissertações: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desta atividade foi integrar os conteúdos das disciplinas trabalhadas no semestre a partir da análise dos cases apresentados nas orientações.

De forma específico o estudo aborda conceitos de macroeconomía e também a importância do controle contábil a partir dos relatórios contábeis usados, comumente, para a tomada de decisões estratégicas nas organizações empresariais.

2 DESENVOLVIMENTO

No que diz respeito às funções administrativas e sua importância para as empresas apresentadas nos dois cases aqui estudados, é importante conceituar a administração, já que esta se relaciona com as ciências contábeis, ao menos no que se refere às ferramentas usadas para a tomada de decisões.

Portanto, citando Maximiano (2009, p.11), tem-se:

Administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos e objetivos. A palavra administração vem do latim, assim como manejo (que corresponde ao inglês management) e gestão (que corresponde ao espanhol gestión e ao francês gestion). Todas têm o mesmo significado: um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos, para possibilitar a realização de objetivos.

Assim, e com base nas teorias sobre administração de empresas e sua associação com a área de Ciências Contábeis, considera-se em administração que esta possui como funções administrativas planejar, organizar, dirigir e controlar.

Para as empresas estudadas, estas funções são importantes exatamente nos seus aspectos pertinentes, ou seja, o planejamento é importante para as decisões estratégias e até mesmo para que as estratégias sejam colocadas em prática.

Isso significa dizer que não é possível, ou pelo menos não é indicado, empreender sem que antes tenha havido um planejamento. O planejamento permite ao empreendedor antecipar algumas situações e também alocar de maneira correta seus recursos, sejam eles financeiros e de pessoal.

A organização, segunda função administração, é importante enquanto elemento usado para que os gestores organizem as ações que pretendem empreender, levando em conta os objetivos planejados e os mecanismos que serão usados para que as metas sejam alcançadas.

Desta forma, a organização compreende a estruturação da empresa desde a definição de sua estrutura hierárquica até as funções de cada departamento e, por conseguinte, dos colaboradores que ali trabalham.

Depois de planejadas e organizadas as ações, a função de dirigir é o meio pelo qual as ações relacionadas à operacionalização da empresa são executadas sob supervisão. Aqui também se fala na função de líder, diretamente ligada à função de direção.

Por último a função administrativa de controlar. É por meio desta que as empresas avaliam os resultados das ações implementadas. É através do controle que os gestores executam, por exemplo, a auditoria em suas áreas de produção e de gestão de pessoas.

Assim, sua importância se configura na capacidade de apurar falhar e resolvê-las, eliminar conflitos, mudar processo quando necessários, enfim, controlar o que acontece operacionalmente a partir de seus talentos humanos.

Em relação à macroeconomia, por seus pressupostos, Vasconcellos (2002, p.212) diz que:

A macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia.

Por isso torna-se questão vital no atual contexto marcado pela crescente competitividade, que os gestores conheçam os elementos inseridos na macroeconomia, pois estes se relacionam com os aspectos econômicos e sua influência nos negócios.

O que se tem nas teorias sobre os elementos pertencentes à macroeconomia e que interferem nos negócios, destacam-se: política monetária, política fiscal e política cambial. (CLETO & DEZORDI, 2002).

A política monetária tem como propósito o controle da oferta de moeda na economia, função está pertencente ao Conselho Monetário Nacional. Via controle da oferta de dinheiro no mercado formam-se as taxas de juros, ou seja, a lógica da política monetária, controlando a oferta de moeda, é determinar a taxa de juros de referência do mercado. (CLETO & DEZORDI, 2002).

A política fiscal, por sua vez, cuida da elaboração e organização do orçamento do governo, apresentando as fontes de arrecadação e os gastos públicos que serão realizados em determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com