TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial Conceitos

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Comercial Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  4.421 Palavras (18 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CÁLCULO CUSTOS UNITÁRIOS UTILIZANDO UNIDADES EQUIVALENTES 4

3 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDAS 6

4 CÁLCULO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 8

5 PONTO DE EQUILÍBRIO 11

6 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS COMPLEMENTARES 12

6.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE: 12

6.2 REGIME DE APURAÇÃO: 12

6.3 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES: 13

6.4 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS: 14

6.5 OPERAÇÕES FINANCEIRAS: 15

6.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: 16

6.7 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS: 20

7 CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

1 INTRODUÇÃO

Trabalho de grande importância para a formação dos futuros contadores. Pois observamos na pesquisa dos dados pontos os quais deveremos observar no exercício da atividade profissional. E teve como principal objetivo instigar a busca de conhecimento para futuras pesquisas relacionadas aos temas propostos.

2 CÁLCULO CUSTOS UNITÁRIOS UTILIZANDO UNIDADES EQUIVALENTES

Se tomarmos qualquer momento do ciclo produtivo poderá existir unidades de produto parcialmente acabadas e unidades completamente acabadas. Por outro lado, os custos de produção de um determinado período de tempo dizem respeito a toda a produção do período, independentemente de ela estar ou não completamente acabada.

De modo a estabelecer uma relação entre os custos do período e as unidades produzidas, ou seja, de modo a podermos determinar o custo unitário da produção, recorremos ao conceito de unidades equivalentes.

As unidades equivalentes são um conceito introduzido pelos contabilistas para ultrapassar os problemas da valorização da produção em curso. De fato, para um dado período contabilístico, e para uma organização de produção em massa que não tenha existências iniciais nem finais de produção em curso, assume-se que qualquer unidade produzida incorpora os mesmos custos em materiais e custos de transformação. Neste caso, utilizando-se o método de apuramento de custos por processo, o custo unitário pode ser obtido através de uma média, dividindo os custos totais de um período pelo total das unidades produzidas nesse período. No entanto, esta situação não é válida, quando se verifica a existência de produção em curso no final do período. O cálculo do custo unitário não é tão óbvio, já que estariam incorretas as alternativas de dividir os custos totais por todas as unidades trabalhadas, ou de dividi-los apenas pela produção acabada. Para resolver esta questão, os autores têm recorrido ao conceito de unidade equivalente uma vez que se torna necessário, nesta situação, a consideração de uma única figura de produção para o período, que consistiria assim na produção total expressa em unidades equivalentes.

As unidades de produto parcialmente acabadas são então convertidas em unidades equivalentes a unidades completamente acabadas, sendo esta conversão feita apenas com propósitos contabilísticos, de modo a tornar possível a determinação de custos unitários.

Assim o método das unidades equivalentes consiste basicamente em converter as unidades de produtos em curso em unidades equivalentes à produção acabada, através da utilização de um grau de acabamento da produção em curso, dado em percentagem. De acordo com o critério de valorização das existências utilizado (FIFO, LIFO ou Custo Médio Ponderado), é possível então proceder à valorização das produções em curso e acabada.

Ao utilizar o conceito de unidades equivalentes, é agora possível somar as unidades acabadas com as unidades em curso expressas em unidades equivalentes a unidades acabadas, obtendo-se um denominador correto para a determinação do custo unitário da produção do período.

3 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDAS

Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.

Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda.

A apuração dos custos se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações extra-contábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, etc.

Desta forma, a contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.

As despesas administrativas, apesar de não serem registradas, habitualmente, como custos contábeis, precisam ser mensuradas e acrescentadas à planilha de custos, para a correta formação do preço, pois se tratam de encargos necessários e que devem ser remunerados pelas vendas.

Quanto ao lucro, convém ressaltar que este pode ser fixado por produto, por hora de serviço ou atividade, ou ainda em termos de percentual sobre as vendas.

As despesas variáveis compreendem, entre outras: fretes sobre vendas, comissões, encargos financeiros para suporte do prazo de recebimento das faturas e tributos sobre vendas.

Somados todos os itens se determinará o preço. Este precisa ser avaliado, comparado, analisado, equalizado com os preços da concorrência. Se está mais alto que esta, uma avaliação precisa ser feita, questionando-se:

- há excesso de custos industriais, mercadológicos ou de outras ordens, que estão sobrecarregando o preço?

- a formação do preço de venda está correta, em todas as etapas?

- os tributos estão aplicados de forma correta na planilha?

- a margem de lucro é compatível com a linha de produtos e o risco empresarial?

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com