TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custo

Trabalho Universitário: Contabilidade De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Custo Baseado em Atividades (ABC)

Identificar os produtos e clientes mais lucrativos

Subsidiar o redimensionamento da plataforma de vendas (distribuidores e revendedores)

Melhorar substancialmente sua base de informações para tomada de decisões.ü Estabelecer um conjunto de indicadores de performance capaz de medir a eficiência e a eficácia empresa Verdana sob aspectos produtivo, comercial, financeiro e societário.

O método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, luz, salários, etc.), Atividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, etc.) e Objetos de Custo (para que foi gasto: produto A, Produto B, Atividade X, etc.). Como mostrado na figura abaixo que mostra a visão dos 3 módulos:

Portanto, como os custos são alocados de:

Enquanto no método tradicional a alocação é feita através de critérios de rateios limitados (geralmente quantidade produzida/vendida), no ABC existe uma multiplicidade de critérios (denominados de geradores de custo ou cost drivers) cada qual específico à atividade (custo) a que se relaciona (por exemplo: número de notas fiscais emitidas, número de requisições de compras, etc.).

Gerador de Custos (cost driver) é o fator que causa mudança no desenvolvimento de uma atividade, mensurando os respectivos recursos exigidos por essa atividade, ou seja, é a causa do volume de recursos consumidos pela atividade.

Os recursos estão relacionados as atividades/sub-atividades, e estas aos objetos de custos. Para cada recurso ou atividade os drivers podem ser diferenciados (e geralmente são).

O custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo.

Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração mediar e eficiência da produção e conhecer as variações de custo.

Esse custo ideal seria aquele que deveria ser obtido pela indústria nas condições de plena eficiência e máximo rendimento.

Algumas características essenciais do método de custeio padrão são:

Pré-fixação de seu valor, com base no histórico ou em metas a serem perseguidas pela empresa;

Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajuste, periodicamente, suas variações para acompanhar seu valor efetivo real (pelo método do custo por absorção).

Permite maior facilidade de apuração de balancetes, sendo muito utilizado nas empresas que precisam grande agilidade de dados contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com