TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Pecuária

Trabalho Universitário: Contabilidade De Pecuária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

No Brasil, como no resto do mundo, em termos de Contabilidade de Pecuária, há basicamente 02 tipos de avaliação do estoque vivo (plantel): valores de custo e valores de mercado.

Na atividade de criação de animais, tendo em vista a apuração dos resultados periódicos, o rebanho deve ser inventariado. No encerramento do balanço em cada período de apuração (trimestral ou anual a partir de 01.01.1997, lei nº 9.430/1996), todo o rebanho existente deverá figurar no respectivo inventário da seguinte forma (Parecer Normativo CST nº 511/1970, Parecer Normativo CST nº 57/1976 e Parecer Normativo CST nº 7/1982):

a) Pelo preço real de custo, quando a contabilidade tiver condições de evidenciá-lo; ou

b) Em caso contrário, poderá ser inventado (avaliado) pelo preço corrente no mercado na data do balanço (RIR/1999, art. 297).

Portanto, com base na teoria contábil e na nossa legislação, apresentaremos estes 2 métodos por meio de exemplos, mostrando, de forma simples e objetiva, seus efeitos fiscais e gerenciais.

A utilização do Método de Custo na Empresa Rural assemelha-se ao tratamento dado a indústria, visto que todos os custos de formação do rebanho são acumulados ao plantel e figuram com destaque no Estoque.

Para melhor dimensionar o nosso texto, proporemos, inicialmente, algumas condições de uma atividade pecuária bovina.

Sistema de produção

Sistema de produção extensivo

O sistema extensivo é aquele em que o animal é produzido em grandes extensões de terras, com a ausência de suplementação alimentar ou cuidados zootécnicos ou veterinários constantes, e cuja alimentação é basicamente pastagem natural, ou seja, criados e engordados em pastos nativos, como por exemplo, o cerrado e o capim natural.

Sistema de produção intensivo

No sistema de intensivo, ocorre o contrário do sistema extensivo, onde há uma menos quantidade de terra. Os pastos não são nativos, há um grande investimento na produção de pastagens. Os veterinários e zootécnicos acompanham constantemente o gado, além da pastagem normal, há a suplementação alimentar, forragem, ração sal etc.

Sistema de produção intensivo a pasto

Podemos definir o sistema de produção intensivo a pasto como aquele em que o pecuarista investe no plantio e manutenção do pasto, oferecendo um capim de melhor qualidade e complementa com a mineralização (sal).

Sistema de produção intensivo em confinamento

Como o próprio nome sugere, o gado é criado confinado em pequenos espaços para promover a sua engorda, que se alimenta basicamente de ração. Contudo, deve-se esclarecer que o investimento em instalações iniciais para a atividade de confinamento são altos. E Qualquer complexo de instalações para bovinos confinados deve dispor das seguintes áreas:

a) Setor de engorda: incluir o curral, cochos para alimentação, cochos para sal, bebedouros, cercas, porteiras, corredores para transito de maquinas, sendo dividido geralmente em piquetes para facilitar o manejo;

b) Setor de manejo: engloba os currais de apartação, corredor, balança, embarcadouro;

c) Setor de armazenamento e mistura de concentrado: inclui galões que servirão de depósitos para alimentos, garagens para tratores e maquinários agrícolas;

d) Setor administrativo: escritórios da propriedade; e

e) Setor social: casas dos empregados; colonos etc.

ATIVIDADES PECUÁRIAS

Há 3 fases distintas, na atividade pecuária de corte, pelas quais o animal que se destina ao abate:

a) Cria – a atividade básica é a produção de bezerros que só serão vendidos após o desmame. Normalmente, a matriz (em época de boa fertilidade) produz um bezerro por ano;

b) Recria – a atividade básica é, a partir do bezerro adquirido, a produção e a venda do novilho (garrote) magro para a engorda;

c) Engorda – a atividade básica é, a partir do novilho magro adquirido, a produção e a venda do novilho gordo.

Existem empresas rurais que, pelo processo de combinação das várias fases, obtêm até 6 alternativas de produção (especializações):

a) Cria;

b) Cria – recria;

c) Cria – recria – engorda;

d) Recria;

e) Recria – engorda;

f) Engorda.

Tabela – Classificação quanto às categorias do gado

dentro do estoque e do imobilizado

CATEGORIA DESCRIÇÃO

Bezerro Ao recém-nascido da vaca denomina-se bezerro(a). Para fins contábeis, denomina-se bezerro(a) de zero a doze meses de idade.

Novilha Por ocasião do desmame,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com