TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Fluxo De Caixa

Exames: Contabilidade Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo

Para que uma empresa possa administrar suas entradas e saídas de recursos, é indispensável que ela utilize ferramentas de controle financeiro, o fluxo de caixa é uma das mais utilizadas no meio empresarial. O fluxo de caixa constitui um instrumento essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeiras. O objetivo desse trabalho é demonstrar como o fluxo de caixa tem grande importância para a gestão empresarial por meio dele, ter informações seguras que contribuirão para o alcance das metas estabelecidas.

Sendo muito importante sua elaboração visando um melhor controle financeiro na empresa e principalmente fazer comparações entre períodos procurando as possíveis causas e diferenças, mas com uma constante evolução das formas de administrar as empresas precisam se adequar a essas pratica contábeis que passaram a ser internacionais as empresas que o utilizam dificilmente fracassam o mesmo não ocorre com aqueles que dele não fazem uso para planejar e controlar as suas atividades.

.

Palavras chaves: Fluxo de caixa, controle financeiro.

Sumário

Introdução 6

Descrição da entidade (organização) 7

Missão 7

Visão 7

Valores 8

Tema da Pesquisa 8

O Problema da Pesquisa 8

Situação problemática 8

Objetivo do projeto 8

Justificativa do projeto. 9

Metodologia 10

O que é fluxo de caixa 11

Conceitos de Fluxo de caixa 11

As principais finalidades do Fluxo de Caixa são 13

A Importância do Fluxo de Caixa 14

Objetivo do fluxo de caixa 15

Fluxo de caixa como instrumento nas tomadas de decisões 15

Referências Bibliográficas 19

Introdução

Este trabalho vai abordar a importância para as empresas da elaboração dos fluxos de caixa, empresas de pequeno porte muitas vezes não dão importância para essa ferramenta de gestão, os relatórios de fluxos de caixa ajudam os gestores nas tomadas de decisão tendo em vista que esses relatórios dão uma visão das entradas e saídas de dinheiro em caixa em um determinado período, o importante é os gestores saberem que o objetivo do fluxo de caixa, é solucionar um problema com a implantação do fluxo de caixa com regime de competência, teremos a projeção do capital de giro, onde saberemos não exatamente, porém próximo a realidade, o quanto de dinheiro estará disponível no dia de pagamento, por isso, os dados e números devem ser reais, as projeções devem estar o mais próximo da realidade que pertencem, é uma forma de prever se a empresa esta gerenciando bem seu capital sem estas informações a empresa corre o risco de se endividar e não ter recursos para honrar suas dividas, nas grandes empresas os relatórios de fluxos de caixa são obrigatórios o problema se direciona para as pequenas empresas que não tem a cultura de fazer esses relatórios de fluxo de caixa e acabam tendo problemas com dividas ou simplesmente não tem nenhum tipo de controle financeiro para fazer comparações com períodos diferentes de vendas e pagamentos é muito difícil e complicado de se adotar o fluxo de caixa nas pequenas empresas, porém não impossível é algo que em empresas pequenas ou até mesmo familiares não estão acostumadas a fazer, porém, para a empresa ter controle sobre suas entradas e saídas, deve implantar esta ferramenta essencial, que não tem custo, apenas um pouco de trabalho, trabalho este que será muito bem utilizado para as projeções e planejamentos para o próximo período.

Descrição da entidade (organização)

Nome Fantasia: 3D Informática

Razão Social: Lucinéia Spinelli De Oliveira

CNPJ: 10.626.946/0001-11

Inscrição: 606.226.103.111.

End. Rua Do Couro N°458, Jardim Perola Santa Barbara Do Oeste

Ramo de Atividade: Comercio de peças e acessórios de informática, concertos e manutenção de micros computadores e not book.

É uma loja de informática situada na Rua do couro n°458, Jardim Perola Santa Barbara do oeste, conta atualmente com quatro colaboradores sendo dois atendentes, um técnico de informática e um para serviços diversos.

Suas dependências estão em um salão alugado de 80 metros quadrado sendo que na parte inferior esta localizada a loja comercial e no salão da parte superior fica a oficina de concerto e manutenção.

Atua em toda região da cidade de Santa Barbara do oeste e Americana, principalmente na zona leste da cidade, com seis anos de operação no mercado é voltada para o comercio de peças e acessórios para informática e também concertos e manutenção de PC.

Missão

A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, o chamado credo da organização, para que funcione como um lembrete periódico a fim de que os funcionários saibam para onde e como conduzir o negócio. (CHIAVENATO, 2005, p.63).

Visão

O conceito de visão é muito amplo, porém pode ser definido como um conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista. (Costa 2007, p.35)

Valores

São níveis de valores colocados por um individuo em vários fatores no ambiente. Os valores tendem a serem visões amplas de vida e são influenciadas por pais, grupos de companheiros e associações.

Tema da Pesquisa, Implantação de Fluxo de caixa na empresa.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com