TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediária

Trabalho Escolar: Contabilidade Intermediária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho, iremos apresentar a aplicação prática de alguns princípios e assuntos relacionados à Contabilidade Intermediária além do uso correto de suas nomenclaturas. Iremos aplicar esses conhecimentos em elaboração de balancetes (e suas divisões), elaboração e desenvolvimento de folha de pagamento, a importância do uso das contas retificadoras nas empresas e cálculos trabalhistas.

Os objetivos são deixar bem claro os principais fundamentos da Contabilidade Intermediária, reforçar nosso conhecimento técnico, estudar temas importantes como, por exemplo, Previdência Social, FGTS, Pensão Alimentícia, além da CLT e da Constituição Federal. Além disso, ressaltar a importância do estudo das práticas da Contabilidade para evitar erros que podem prejudicar o andamento da empresa.

Para tanto, utilizamos diversas fontes de pesquisas, além das já mencionadas na própria ATPS, tais como livros da área e está dividido principalmente em quatro partes onde podemos destacar pontos muito importantes da aprendizagem.

1.1 Balancete de Verificação

O Balancete de Verificação tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade averiguar se os dados das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente. Para averiguar se os lançamentos foram efetuados da maneira correta, é imprescindível verificar se o método das partidas dobradas está sendo observado pela escrituração impressa.

Para todo o débito lançado em uma conta, haverá obrigatoriamente um crédito lançado em outra conta – não poderá ter devedor sem credor. Este demonstrativo será usado para fins gerenciais, com informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados e seu grau de detalhamento deverá ser adequado à finalidade do mesmo. No caso do demonstrativo ser destinado a usuários externos, o documento deverá ser assinado por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.

A periodicidade do Balancete de Verificação poderá ser diária, semanal, quinzenal, mensal..., e os responsáveis pela contabilidade da empresa devem verificar se todos os lançamentos realizados em dado espaço de período estão corretos.

O primeiro passo a ser dado na construção do Balancete de Verificação é dispor de todos os razonetes com todas as operações contabilizadas. O objetivo deste processo é demonstrar para que o balancete de verificação seja feito, temos que partir deste ponto.

O segundo passo é acharmos o saldo de cada conta, e identificar se ela é credora ou devedora – o saldo será devedor ou credor, se o resultado encontrado estiver no lado do débito ou crédito. Esta é a principal finalidade do Balancete de Verificação, ou seja, confirmar se a soma dos saldos devedores é exatamente igual à soma dos saldos credores.

1.2 Balancete de Verificação da Cia Beta

Abaixo, o Balancete de Verificação da Cia Beta, elaborado de acordo com os conhecimentos adquiridos até aqui:

Quadro I – Balancete de Verificação da Cia Beta

CIA. BETA

SALDO (em reais)

Contas

Devedor

Credor

ATIVO

Circulante

Disponível

30.000

Duplicatas a Receber (Curto Prazo)

180.000

( - ) Duplicatas Descontadas (Curto Prazo)

57.000

ATIVO NÃO CIRCULANTE

Veículos

45.000

Móveis e Utensílios

285.000

Equipamentos

270.000

Provisão de Crédito para Liquidação Duvidosa

33.000

PASSIVO

Circulante

Fornecedores

90.000

Dividendos a pagar

6.000

Duplicatas a pagar

54.000

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

Empréstimo

45.000

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Capital Social

294.000

Reserva de Lucros

60.000

DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

Receitas de Serviços

447.000

Despesas com Venda

27.000

Despesas de Depreciação

37.500

Despesas com Salários

189.000

Despesas com Impostos

52.500

TOTAIS

1.116.000

1.116.000

Fonte: Os autores

1.3 Apuração do Lucro

Abaixo, o lucro apresentado pela Companhia Beta, antes do Imposto de Renda e da contribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com