TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Na Argentina

Dissertações: Contabilidade Na Argentina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo A Contabilidade Na Argentina

A Contabilidade Na Argentina

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências Sociais

Enviado por: Camila 22 dezembro 2011

Palavras: 1699 | Páginas: 7

...

bilidade, Administração e Economia. Assim como no Brasil, para exercer a profissão é necessário ser registrado em órgão específico.

JUSTIFICATIVA

Esse trabalho tem como finalidade evidenciar o estudo e a profissão contábil na Argentina, como complemento á matéria de Contabilidade no MERCOSUL, a fim de agregar valor ao conhecimento dos alunos, permitindo que os mesmos estejam aptos a exercerem sua profissão diante de uma possível oportunidade de emprego dentro do bloco econômico, especificamente na Argentina.

A presente pesquisa será desenvolvida pelos alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul unidade de Ponta Porã. Cidade a qual faz fronteira com o Paraguai um dos membros do MERCOSUL.

Por esse motivo cremos que a sociedade local a ter acesso aos dados contidos no trabalho, poderá compreender os objetivos do já citado bloco econômico: mercado comum do sul, seu surgimento, e também informar e sanar as duvidas da sociedade a respeito de como é efetuada a contabilidade na República Argentina.

PROBLEMA DE PESQUISA

Como é evidenciada a profissão contábil na Argentina?

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Evidenciar a profissão contábil na Argentina.

Objetivos Específicos

* Informar a formação acadêmica do contador público na Argentina;

* Descrever e citar as entidades e normas contábeis;

* Exemplificar as principais demonstrações contábeis da Argentina.

REVISÃO TEÓRICA

A PROFISSÃO CONTÁBIL

Na Argentina o profissional contábil é denominado de Contador Público, e a profissão é regulamentada pela Lei nº 20.488 de 23-05-73 que abrange as ciências econômicas em geral, só pode ser exercida por pessoas titulares de diplomas universitários matriculados no conselho profissional.

Segundo Bauren (2002), “Na Argentina, a pessoa que exerce a profissão contábil denomina-se contador público. Este, para o exercício legal da profissão, deve ser titular de diploma universitário e estar devidamente inscrito no Conselho Profissional da Província ao qual pertence sua atividade”.

O controle da profissão do contador público é exercido pelos conselhos profissionais de ciências econômicas, por força do art 19 da mesma lei que regulamenta a profissão, são entidades de natureza privada independentes de estado, política, administrativa e economicamente, apesar de serem criados por lei.

FORMAÇÃO ACADÊMICA DO CONTADOR PÚBLICO NA ARGENTINA

Para se tornar um Contador Público deve-se formar no Curso de Ciências Econômicas, tendo como base a Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad de Buenos Aires. Segundo PHOLMAN (Harmonização Contábil no Mercosul: a profissão e o processo de emissão de normas uma contribuição. São Paulo, 1995, p.6. Disponível em: < http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad12/harmo.pdf>. Acesso em: 04 de abril de 2011),

Quanto à formação acadêmica do contador público, tornando-se por base o programa da FACULDAD DE CIENCIAS ECONÓMICA DE LA UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRIES, a mais conceituada do país, o currículo mínimo do curso de graduação é composto por cerca de 38 (trinta e oito) disciplinas, perfazendo 184 horas semanais ou créditos, equivalentes a um montante total aproximado de três mil horas-aula.

A formação acadêmica esta dividida em três etapas:

Primeira: A Primeira são os conhecimentos básicos, o acadêmico deve fazer seis disciplinas no período de um ano onde ele terá que ser aprovado em todas as matérias para depois poder ingressar na segunda etapa que é a carreira de Contador Público;

Segunda: São as disciplinas técnicas – cientificas que irão formar o profissional, é composto de no mínimo de vinte e sete matérias, existindo ainda a possibilidade de se fazer o exame livre para cada matéria, que é a aprovação na mesma sem a necessidade de freqüência apenas realizando um exame;

Terceira: É o ciclo profissional do acadêmico, é composto de cinco disciplinas: Auditoria, Administração Contábil, Tributária, Judicial-Societária e do Setor Público.

O período mínimo para se formar na Universidad de Buenos Aires é de seis anos, mas existem universidades particulares que o período mínimo para a sua formação é de cinco anos.

OS ÓRGÃOS PROFISSIONAIS DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

São basicamente dois órgãos de regulamentação: a Federación Argentina de Consejos Professionales de Ciencias Económicas (FACPCE) e a Federación Argentina de Graduados em Ciencias Económicas (FAGCE).

Segundo BAUREN, “A FACPCE é uma entidade de segundo grau, que congrega atualmente 24 Conselhos Profissionais de Ciências Econômicas, instituída em 1973, com o objetivo de unificar as normas técnicas de âmbito nacional”.

Já a FAGCE é o órgão que reúne os colégios de graduação de toda Argentina, segundo SANTOS (Práticas Contábeis no Mercosul: principais diferenças entre os países integrantes. Salvador, 2002, p.23. Disponível em: <http://www.lcsantos.pro.br/arquivos/Mercosul20062008-114247.pdf>. Acesso em: 04 de abril de 2011),

Essa Federação não tem poderes para emissão de normas técnicas; porém, por força do Acto Compromiso, pode solicitar à FACPCE que um pronunciamento do Instituto Técnico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com