TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Orçamentaria

Exames: Contabilidade Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

2 Conceito de orçamento

O orçamento nada mais é que a simulação de algo provável dentro de um objetivo maior da empresa, na maioria, projetos, planos futuros, objetivos a serem alcançados, o qual se utiliza de acontecimentos passados e da situação atual organizacional, para simular uma situação futura da empresa. Seria uma projeção de supostos acontecimentos, com a intenção de se antecipar aos mesmos, através de uma serie de medidas que deverão ser tomadas, a fim de alcançar os melhores resultados possíveis. O orçamento fornece direção e instruções para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por certos resultados dentro do período sob planejamento.

Conforme Hoji (2003), orçamento é um plano financeiro que serve para estimar e controlar as operações financeiras futuras da empresa.

Essa definição indica a existência de finalidades diversas para elaboração dos orçamentos. Podem-se observar de pronto duas funções principais do orçamento. A primeira função é ser um plano que engloba fatores futuros da operação e os exprime em termos econômico-financeiros, para que sobre eles possa atuar a segunda função, que é o controle.

Ainda segundo Hoji (2003), podemos dizer também que o plano de orçamento deve ser um plano coordenado de ações financeiras que a empresa deve seguir para a execução de suas operações.

Assim, o orçamento financeiro faz-se necessário à boa administração. Em geral o orçamento é utilizado pelos homens desde a pré-história, de acordo com Lunkes (2007), os homens das cavernas previam que para passar o inverno necessitavam de um estoque de comida, assim desenvolveram práticas de mensurar itens, oque hoje é o nosso contemporâneo orçamento.

O orçamento hoje, segundo Horngren, Datar e Foster (2004), é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer e ter sucesso no mercado. Desta forma, fornecem ainda um padrão de resultados financeiros que uma empresa espera ter de suas atividades planejadas.

Em outras palavras: o orçamento representa a expressão quantitativa, em unidades físicas, medidas de tempo, valores monetários, etc. dos planos elaborados para o período subsequente, em geral de doze meses.

Além de ser um instrumento de planejamento, o orçamento é, também, um importante instrumento de controle de administração, dessa forma quando administrados sabiamente podem: Impulsionar o planejamento e a implementação estratégica de planos, proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho, motiva administradores, funcionários e promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa

Dentro da composição do Orçamento Empresarial temos as seguintes ramificações:

Orçamento Operacional e Orçamento Financeiro. O orçamento Operacional demonstra a total funcionalidade da cadeia de valores, pesquisa e desenvolvimento de produtos para melhor atendimento aos clientes, ou seja, é a sustentação operacional da organização. O Orçamento Financeiro é por sua vez, é composto pelo orçamento de dispêndio de capital, do orçamento de fluxo de caixa, do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Os orçamentos serão elaborados de acordo com a estratégia da empresa, ambos devem estar intimamente sintonizados.

3. Orçamento Geral

A administração – e muitos investidores e gerentes de créditos bancário – está cada vez mais consciente dos méritos dos planos empresariais formais. O maior trabalho técnico do contador responsável pelo orçamento é com os dados futuros esperados, e não com os dados históricos. O orçamento coloca o planejamento no seu lugar – no primeiro plano na mente dos administradores.

Antes de mais nada, devemos começar a compreender por que o orçamento é útil. O orçamento visa, basicamente, a dirigir a atenção, pois ajuda os administradores a se concentrarem em problemas operacionais ou financeiros com uma antecedência suficiente para o planejamento ou a ação eficaz.

A contabilidade ajuda o desempenho operacional da administração (com que eficiência se adquirem e usam itens do ativo). Mas a função de financiamento (como se obtêm os recursos financeiros para investir em ativo) também é importante. É por isso que examinamos os orçamentos de caixa e os orçamentos operacionais. As organizações sucedidas caracterizam-se, em geral, por uma administração operacional superior e por uma administração financeira superior. Os fracassos das empresas podem ser, frequentemente, atribuídos ao desprezo, pela administração, dos aspectos financeiros de suas responsabilidades.

3. Orçamento Flexível

O Orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações.

Este surgiu para solucionar o problema do orçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com