TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade, Orçamento E Direito Empresarial

Exames: Contabilidade, Orçamento E Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  3.931 Palavras (16 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

Assim como controlamos nossas atividades diárias quanto a que roupa vestir, o horário a sair de casa, ir de carro ou de ônibus, tomar café em casa ou na rua, decisões essas que caracterizam, ou seja, dão forma ao futuro. No mundo empresarial não é diferente, há decisões a serem tomadas, estas promovem o desenvolver da empresa e sua continuidade. Para tais decisões serem tomadas, necessita-se de informações fundamentais e confiáveis, a contabilidade fornece essas informações, esta é a principal fonte de informações para o empresário, fornecendo as informações tais como: o lucro da empresa, o faturamento, os custos, as despesas, os gastos, o saldo de dinheiro nos caixas e bancos, contas a pagar e a receber, entre outros. Neste trabalho iremos abordar como funciona a contabilidade empresarial, orçamentos, planejamentos e a parte de direito empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL

1. PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Segundo Gitman (1997, p. 589) O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.

Para Teló (web 2004) O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro.

Dentro da estratégia financeira de uma empresa, o planejamento é ferramenta de vital importância, uma vez que o caixa determina a sobrevivência da empresa, e é através dele que se saberá se a empresa possui liquidez para saudar seus compromissos ou se necessitará fazer financiamentos. O planejamento financeiro evita surpresas e cria planos alternativos caso ocorram imprevistos.

Conforme Teló (web 2004) O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de políticas de investimento e financiamento da empresa.

Quando as estimativas e previsões a respeito do futuro revelam que a empresa não terá o resultado desejado por falta de recursos, cabe a mesma adquirir outras fontes de recurso ou rever suas estimativas.

No processo de planejamento financeiro é necessário levar em conta as incertezas internas e externas da empresa para que estas forças não afetem a mesma, uma vez que não se pode considerar a administração financeira como uma área isolada.

Para isso, é necessário um vasto conhecimento do negócio, dentre os fatores externos citam-se a situação geral da economia, taxas de inflação, taxas de juros correntes e projetadas, aspectos tributários e aumento nos custos.

Segundo Gitman (1997, p. 589) As empresas utilizam-se de planos financeiros para direcionar suas ações com vistas a atingir seus objetivos imediatos e a longo prazo.

Os planejamentos financeiros costumam ser iniciados focando o alcance de objetivos a longo prazo e depois passam a visar os objetivos de curto prazo. O planejamento a curto prazo é denominado operacional e o a longo prazo estratégico.

Para Telo (2004) O planejamento financeiro é desenvolvido fundamentalmente por meio de projeções, como estimativa mais aproximada possível da posição econômico-financeira esperada. Compreende a programação avançada de todos os planos da administração financeira e a integração e coordenação desses planos com os planos operacionais de todas as áreas da empresa.

Os planos financeiros a longo prazo são ações elaboradas para objetivos previstos para um futuro distante, compreendido geralmente num período de dois a dez anos. Por haver naturalmente muitas mudanças ao longo destes períodos, estes planos são revisados constantemente com o uso das informações atualizadas. Estes horizontes de planejamento variam de empresa para empresa, pois quando se possui um ciclo de produção curto e incertezas operacionais, estes horizontes de planejamento são mais curtos.

Para Teló (web, 2004) A ausência de planejamento financeiro eficaz a longo prazo é uma razão freqüentemente citada para a ocorrência de dificuldades financeiras e falência de empresas.

Os planos financeiros a curto prazo são ações planejadas para períodos mais curtos, geralmente de um a dois anos, e são compostas na sua maioria por previsões de vendas e dados operacionais e financeiros.

2. A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS

Estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados, muito importante para uma empresa que se manter o controle financeiro, pois o controle e o planejamento financeiro se fazem necessários para qualquer empresa independentemente de seu ramo de atuação. Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas.

A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução tem por finalidade de evitar que não enquadram com o que foi planejado, portanto se nomeia como Controle. Sendo fundamental para atingir seu objetivo, e sem controle, nunca saberá se está certo ou errado, e podendo antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

3. ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos.

Com a utilização do Orçamento Flexível, os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos.

Os administradores das organizações, sempre querem relatórios de desempenho que identifiquem melhor algumas variações importantes entre os resultados orçados e os resultados efetivos.

Para que os administradores possam ter uma base melhor de análise, é utilizado um Orçamento Flexível. Também chamado de orçamento variável baseia-se no conhecimento dos padrões de comportamento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com