TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade , Orçamento E Direito Empresarial

Artigo: Contabilidade , Orçamento E Direito Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  6.263 Palavras (26 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 26

CONTABILIDADE, ORÇAMENTO e DIREITO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatística , Contabilidade Empresarial , Direito Empresarial e Tributário , Administração e Orçamento Empresarial e Seminário IV

Professores: Marcelo Caldeira Viegas, Jossan Batistute , Fábio Rogério Proença , José Manuel da Costa

Botucatu

2012

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 3

2 – PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERISTICAS E FUNDAMENTOS 4

3 - A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS 6

4 - ORÇAMENTO FLEXÍVEL 7

5 - CONTABILIDADE EMPRESARIAL 9

ATIVO – PASSIVO = PATRIMÔNIO LÍQUIDO 9

A - PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1) 12

B - PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 27 12

C - PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 32 14

D - PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC PME 16

6 - APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NAS ATIVIDADES CONTÁBEIS 18

APLICAÇÃO DO VALOR ESPERADO E DESVIO PADRÃO 19

7 - PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 20

8 - OBRIGAÇÕES LEGAIS BÁSICAS DAS SOCIEDADES EMPRESÁRIAS 22

O REGISTRO DA ATIVIDADE EMPRESÁRIA 22

O EMPRESÁRIO IRREGULAR 23

O PROFISSIONAL LIBERAL 23

9 - DIFERENÇA ENTRE ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIAS 25

IMUNIDADE 25

10 - CONCLUSÃO 27

11 - REFERÊNCIAS 28

1 - INTRODUÇÃO

Vivemos numa era de globalização onde as informações chegam a todo instante , nós futuros profissionais contábeis temos como obrigação e dever acompanharmos a evolução do mundo . Antigamente os contadores serviam p/ apuração de impostos e eram chamados como “guarda livros” . Hoje juntamente com a tecnologia que muda a todo instante temos que nos adptar ao mundo moderno .

O Contabilista não é apenas indispensável pelo seu trabalho de gerenciar rotinas fiscais e trabalhistas, ele leva conhecimento para o mercado, sendo a maior "ponte" entre o fisco e os empresários de todos os cantos deste país.

O objetivo deste trabalho é mencionar sobre o planejamento tributário, a contabilidade empresarial e as obrigações das sociedades empresarias .

2 – PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERISTICAS E FUNDAMENTOS

Rossetal (2002) afirmam que o planejamento financeiro estabelece o método pela quais as metas financeiras devem ser atingidas. A meta mais freqüente adotada pelas empresas é o crescimento.

E é neste contexto que o planejamento financeiro procura estabelecer suas ações e metas através de planejamento. O desenvolvimento do país e a alta do desemprego, as micro e pequenas empresas foram crescendo, tanto no comércio como na indústria e na prestação de serviços.

Existem empresas que traçam toda sua estratégia num minucioso mecanismo de planejamento. É uma forma de gerenciamento dentre várias. Porém o planejamento financeiro pode contemplar um orçamento gerencial de forma a associá-los às demais necessidade de controle. Por isso, o planejamento financeiro pode ser visto como uma ferramenta ampla no atendimento às necessidades de gerenciamento das empresas.

A expressão planejamento tem em seu significado literal o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação, processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução de determinados objetivos; elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social. Já financeiro significa, relativo às finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos.

Um plano financeiro eficaz deve dar à luz no momento de expor as ligações das diferentes propostas de investimento ligadas às várias atividades operacionais da empresa e as apções de financiamento disponíveis a ela no mercado. De modo paralelo, um plano financeiro atribui a empresa à chance de desenvolver, analisar e comparar muitos cenários de diferentes ângulos, permitindo assim, que questões relativas às linhas futuras de negócios da empresa e os melhores esquemas de financiamento se necessários, sejam analisados.

Segundo Weston (2000, p.342), “O planejamento financeiro envolve a realização de projeções de vendas, renda e ativos baseados em estratégias alternativas de produção e de marketing, seguidas pela decisão de como atendes às necessidades financeiras previstas”.

De acordo com Lemes (2002, p.243) “O planejamento financeiro direciona a empresa e estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Em sua maioria, as decisões numa empresa demoram bastante para serem implantadas. Numa situação de incerteza, isso exige que as decisões sejam analisadas com grande antecedência.”

3 - A NECESSIDADE DE SE CRUZAR O PLANEJAMENTO COM A EXECUÇÃO REAL E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS

Em um mundo extremamente competitivo, cheio de incertezas e crises, o planejamento financeiro mostra-se não só como uma grande ferramenta para as gerencias, mas sim algo necessário para a perpetuação e sobrevivência da empresa no mercado.De acordo com o conceito, planejamento é a tentativa de antecipar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com