TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade, Orçamento E Direito Empresarial

Artigo: Contabilidade, Orçamento E Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  6.904 Palavras (28 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 28

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO ................................................................................................4

Planejamento Financeiro: Características e Fundamentos..........................................4

A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas .................................................................................................................... 5

Orçamento Flexível .....................................................................................................7

Contabilidade Empresarial ..........................................................................................9

Aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis...................................16

Direito ........................................................................................................................18

CONCLUSÃO ...........................................................................................................23

REFERÊNCIAS..........................................................................................................24

1 INTRODUÇÃO

O enfoque desse trabalho está voltado para a contabilidade empresarial, com a elaboração das demonstrações contábeis, a administração financeira e orçamentária, o direito em relação às questões empresariais e tributárias, e a contribuição importantíssima da estatística empresarial.

A contabilidade empresarial, juntamente com a administração orçamentária e o direito, se encarrega da gestão das empresas, contribuindo para o desenvolvimento e desempenho financeiro para geração de riquezas. É incocebível que exista um profissional da área contábil, que almeje o cresecimento profissional, e não tenha os conhecimentos mínimos básicos dessa área.

Dessa forma, o presente trabalho procura elucidar essas questões que serão fundamentais para o processo decisório, dando subsídios para a tomada de decisões com base nas informações fornecidas.

2 DESENVOLVIMENTO

PLANEJAMENTO FINANCEIRO – CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS

O planejamento financeiro preocupa-se com a parte orçamentária, na qual podem-se destacar os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas.

Um plano financeiro eficaz deve dar à luz no momento de expor as ligações das diferentes propostas de investimentos ligadas a várias atividades operacionais da empresa e, as opções de financiamento disponíveis a ela no mercado, formalizando a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Gitman (1997, p.588) discorre "O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigidos pelos credores atuais e futuros." Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro.

Uma empresa tem como principal objetivo a criação e obtenção de valor, entretanto outros objetivos também estão implícitos, dos quais se destacam: uma maior taxa de retorno do capital, participação do mercado, obtenção de recursos financeiros. Um bom planejamento financeiro é a forma de garantir que os objetivos e planos traçados em relação as áreas particulares de operação da empresa sejam viáveis e internamente coerentes.

O planejamento financeiro ajuda a estipular metas, deixando os gestores motivados, oferecendo os mecanismos para avaliação dos resultados. Planejamento e controle estão diretamente ligados. Com base nesses dados, é traçada uma estratégia de mercado, que leva aos planos de curto prazo, os quais se operacionalizam com base na participação do mercado e pela receptividade dos produtos. Desta forma, o planejamento financeiro é realizado e desenvolvido em duas etapas, a curto e a longo prazo, acompanhando a execução do planejamento financeiro global, mediante as investigações das variações orçamentárias, onde as principais correspondem à previsão de vendas e orçamento de caixa. Com relação ao planejamento financeiro, Gitman (1997, p.588), discorre que "o processo de planejamento financeiro se inicia com a projeção de planos financeiros a longo prazo, ou estratégicos, que por sua vez direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais a curto prazo".

A falta de um planejamento financeiro a longo prazo é o principal motivo de ocorrência de dificuldades e falências de empresas. Planos financeiros a longo prazo possuem a tendência a serem custeados por planos financeiros a curto prazo e estão ligados ao planejamento estratégico da organização. Para Gitman (1997, p.588) "Os planos financeiros a longo prazo são ações projetadas para um futuro distante, acompanhado da previsão de seus reflexos financeiros". O planejamento financeiro a longo prazo auxilia a ordenar as alternativas, priorizar objetivos e dar uma direção a empresa.

Segundo Gitman (1997, p.588) "os planos financeiros a curto prazo são ações planejadas para um período curto (de um a dois anos) acompanhados da previsão de seus reflexos financeiros". Um dos pontos-chave para o sucesso do planejamento financeiro de uma empresa concentra-se na previsão de vendas, pois partindo dessa previsão são criados planos de produção alternativos que levam em conta o tempo que será necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com