TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tribuitaria 1 Etapa

Monografias: Contabilidade Tribuitaria 1 Etapa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. RESENHA – CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA NAS EMPRESAS 5

2. EMPRESA / FORMAÇÃO DE CUSTO 7

BIBLIOGRAFIA 9

1. RESENHA – Contabilidade Tributária nas Empresas

COSTA, Elenito Elias da, Contabilidade Tributária nas Empresas. Disponível em: <http://www.clubedoscontadores.com.br/ver_a_print.php?tprint=artigos&id=1068> Acesso em: 20 de set. 2013.

Contabilidade Tributária nas Empresas, de Elenito Elias da Costa, tem por objetivo alertar as empresas brasileiras de qualquer porte e seus profissionais (Administradores e Gestores) da importância das novas adequações na contabilidade brasileira. Cita a adequação aos princípios internacionais do IFRS, USGAAP, IASB, FASB, que são disciplinados através do CPC, CFC, CVM e IBRACON, e as inovações tributárias, EFD, SPED (fiscal, contábil, contribuição da folha).

O artigo se inicia com uma breve introdução sobre a crise financeira americana e a crise do euro que tem como alternativa um aquecimento no mercado interno para uma manutenção da sustentabilidade da economia brasileira.

Fazendo com que muitos profissionais reconheçam a importância de retornarem a academia, e ou, procurarem cursos para adquirirem conhecimentos técnicos específicos, pois as empresas devem proceder um DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL, que possibilite a identificação dos pontos fracos e fortes de uma gestão empresarial.

O artigo tem 7 páginas e está divido em Introdução, Contabilidade Tributária, PES – Planejamento Estratégico Sustentável, Profissionais e Conclusão.

No item Contabilidade Tributária percebemos que a mesma faz parte da contabilidade gerencial. Que o conhecimento dos tributos é importante para o exercício dessa contabilidade, seja sua empresa IMUNE ou ISENTO, pois os tributos têm seus respectivos alcances. Nos mostra que se o fisco nos desobriga de apresentar obrigações tributárias assessoriais, ele deve ter instrumentos/meios para checar tais informações. Por causa da adequação internacional na contabilidade brasileira, com o objetivo de maior transparência e controle interno das empresas, gestores e profissionais que na sua maioria não estão preparados para esse momento, pequenas empresas que terão seus resultados demonstrados nas notificações e seus respectivos DARF’s suplementares, devido suas ações torpes e débeis que serão facilmente identificadas.

No PES – Planejamento Estratégico Sustentável o autor retrata a importância do PES não só para se iniciar uma empresa, mas também para dar continuidade, com informações plausíveis de retorno do investimento. É um instrumento que pode retratar melhor a realidade efetiva da empresa, que vai além de números, para se tomar decisões estratégicas mais adequadas.

Seguindo a máxima de que somente se gerencia e prioriza aquilo que se mede e se conhece, sabendo que o ambiente econômico e de negócios vem se tornando muito mais complexo do que em qualquer outra época, o autor cita a mudança de pensamento na hora de tomar decisões dos gestores, que se preocupam em entender e se adequarem as mudanças em curso.

Elenito Elias da Costa cita, segundo Chiavenato apud Yong Et Dos Santos (2002,p.6),

“é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que projetam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses”.

O autor fala sobre mudanças de paradigmas, onde as empresas tem que ter uma gestão de negócio de forma socialmente responsável e ecologicamente correta com mais ética nos negócios e nas atividades, respeitando e preservando o meio ambiente, motivando e valorizando os funcionários. Como temos uma elevada carga tributária, a solução criada foi os incentivos fiscais, que corresponde a uma renúncia fiscal das autoridades públicas federais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com