TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributaria

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Tributaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 14

Passo1

O OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Devem contribuir para o processo decisório dos usuários não se justificando pro si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários. A contabilidade também é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade. Como a metodologia, é parcial social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica: ATIVO=PASSIVO+PATRIMONIO LIQUIDO.

Passo 2

A semelhança que existe em nossa vida financeira particular e a de uma empresa é quase idêntica, onde nos particulares devemos elaborar todo mês uma contabilidade simplificada, onde devemos escriturar todas as receitas recebidas, e deduzir todos os gasto que teremos de pagar no mês, como água, luz, telefone, IPTU, seguro do carro, provisionar um tanto para a gasolina do mês, compra do mês, etc., verificando se vai sobrar ou faltar receitas no final do mês, se sobrar podemos gastar mais, em outras coisa, se não sobrar devemos cortar os gastos desnecessários, para podermos equilibrar as finança, assim como ocorre nas empresas onde se faz a contabilidade, escriturando as receitas e as despesas, fazendo o demonstrativo do resultado do exercício de cada mês para verificar se ouve lucro ou prejuízo. Se der lucro, as empresas investem em melhorias para empresa, comprando maquinas mais avançadas, para melhorar a produção. Se der prejuízo, a empresa verificará qual o método que aplicará para sanar o prejuízo, com a redução dos custos com empregados, e outras coisas.

Passo 3

Empresa: Paula Ramos Abrasivos

Situada na região norte de Sorocaba, no ramos de produtos abrasivos, como disco de corte, desbaste, etc.

Entrevistado Sr. Luiz Koiazawa – Diretor Administrativo da empresa.

Pergunta: qual a importância da contabilidade na gestão da empresa?

Resposta: É o setor mais importante da empresa, através de relatório mensais sabemos o que estamos gastando e recebendo, qual é a nossa situação econômica, quanto são os custos de produção de cada item de cada produtos, qual é os gastos de cada setor, quais são as receitas totais no mês e quanto de devoluções e cancelamento de vendas foram no mês. É através da contabilidade em seus relatório, que analisamos qual estratégia que devemos tomar em caso de uma quedas nas vendas. Ou em situações de equilíbrio financeiro, ou lucro em que investir para a melhoria da empresa, qual o setor que mais necessita de investimento.

Etapa 2

Passo 1

Teoria Contábil

Na Teoria Contábil diversos autores indagam o conceito de ativo, passivo, receita despesa, e perda como esta descrito abaixo.

Iudícibus (2009) classifica o conceito de ativo como o núcleo fundamental da Teoria Contábil que ainda se encontraria em plena discussão. O conceito de ativo é apresentado como "o conjunto de bens e direitos de uma entidade" ou como "as aplicações de recursos" de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões, como a definição adequada para o termo de ativos. Para o autor (p. 129), "é tão importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o capítulo essencial da Contabilidade, porque à sua definição e avaliação está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas".

De acordo com Hendriksen e Van Breda (2007), os ativos são, na sua essência, reservas de benefícios futuros. A principal característica, relativa à capacidade de prestar benefícios futuros é conceituada por Iudícibus (2009), para quem sua característica fundamental seria a capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entrada de caixa. Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa. Segundo Perez e Famá (2006), para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição da administração; já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros (entradas de caixa ou redução de saídas de caixa).

Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) definem ativos como recursos

econômicos possuídos. De fato, a expressão recursos econômicos é mais abrangente, porém, o conceito ainda se limita à posse do ativo.

Uma equipe de alunos da disciplina Teoria da Contabilidade da USP e da PUCSP que se aproxima bastante do que se aceita atualmente com a melhor caracterização de ativo: “são recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxos de caixa”. Nesse sentido as seguintes terminologias são utilizadas por pesquisadores da Contabilidade: "benefícios futuros esperados; recursos econômicos possuídos; valor para a empresa; direito específico a benefícios futuros e potencialidade de serviços futuros".

Autores como Lev (2001), Flamholtz (1985), Stewart (1999), Sveiby (1997), Boulton et al. (2001), Kaplan e Norton (1997), Nonaka e Takeuchi (1997) e Edvinsson e Malone (1998), também, têm afirmado que a geração de riqueza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com