TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributária

Dissertações: Contabilidade Tributária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ETAPA 1

QUAL O OBJETIVO DE UMA EMPRESA?

Objetivo das empresas

Para a Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários.

Os proprietários de empresas privadas esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos e financeiros adequados por longo prazo, ou melhor, indefinidamente, pois o investimento é feito em caráter permanente.

A geração de lucro e caixa é importante também para empresas públicas, pois, com o reinvestimento de recursos, é possível executar a melhoria e a expansão dos serviços prestados a comunidade.

A geração permanente de lucro e caixa contribui para que uma empresa moderna cumpra suas funções sociais por meio de geração e pagamento de impostos, treinamento e remuneração adequada dos empregados, investimentos em melhoria ambiental, etc.

Do ponto de vista dos acionistas, uma empresa pode ser visualizada como um sistema que gera lucro e aumenta os recursos nela investidos. A empresa, representada por seus administradores e empregados em geral interagem com os agentes econômicos do ambiente em que está inserida, gera os resultados econômicos e financeiros e remunera os acionistas pelo investimento realizado.

Atividades de financiamento e investimento para a administração financeira

As atividades de uma empresa podem ser agrupadas, de acordo com a natureza, como: operações, investimentos e financiamentos.

Atividades de Operações

As atividades de operações (ou atividades operacionais) existem em função do negócio da empresa e são executadas com a finalidade de proporcionar um retorno adequado para os investimentos feitos pelos proprietários.

As atividades operacionais são refletidas em contas integrantes da demonstração do resultado, que geram lucro (ou prejuízo) operacional. Exemplos: compras de matérias-primas, vendas, salários, aluguel etc.

As atividades auxiliares que dão suporte ao negócio da empresa, tais como: planejamento estratégico, serviços jurídicos, publicidade e controles financeiros diversos são considerados também atividades operacionais.

Atividades de Investimentos

São classificadas, nesse grupo, as atividades executadas em consequência das decisões de aplicações de recursos em caráter temporário ou permanente, para dar suporte às atividades operacionais. As atividades de investimento correspondem às contas classificadas no balanço patrimonial, e em ativo permanente. Exemplo: compras de maquinaria, aplicações financeiras etc.

Atividades de Financiamentos

As atividades de financiamento refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. Exemplos: captação de empréstimos bancários, emissão de debêntures, integralização de capital da empresa etc.

Funções do Administrador Financeiro

A administração financeira de uma empresa é exercida por pessoa ou grupo de pessoas que podem ter diferentes denominações, como; vice-presidente de finanças, diretor financeiro, controle e gerente financeiro.

As atividades de operações existem em função do negócio da empresa e não é da competência do administrador financeiro determinar como elas devem ser conduzidas.

Entretanto com seus conhecimentos técnicos, ele pode contribuir decisivamente quanto a melhor forma de conduzir as atividades operacionais.

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção do lucro. As funções típicas do administrador financeiro de uma empresa são:

Análise, planejamento e controle financeiro;

Tomada de decisões de investimentos;

Tomada de decisões de financiamentos.

ANÁLISE, PLANEJAMENTO e CONTROLE FINANCEIRO - consistem em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas , para alavancar as operações.

AS DECISÕES de INVESTIMENTO - dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis em longo prazo e ativos permanentes), considerando a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos.

AS DECISÕES de FINANCIAMENTOS - são tomadas para captação de recursos financeiros. O administrador financeiro recebe o apoio técnico de profissionais especializados em Tesouraria e Controladoria. Os executivos responsáveis por essas duas áreas recebem o título de tesoureiro (ou gerente financeiro) e controller (ou contador), respectivamente.

Basicamente, o tesoureiro é responsável pelo planejamento, controle e movimentação de recursos financeiros e o controle é responsável pelo planejamento, controle e análise das operações e investimentos.

Administração do Capital de Giro

Capital de giro

O capital de giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam constantemente dentro do ciclo operacional. Como o próprio nome dá a entender, o capital de giro fica girando dentro da empresa e, cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na contabilidade. Até se transformar finalmente (novamente) em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimo a cada transformação, de modo que, quando o capital retornar ao “estado de dinheiro’’, ao completar o ciclo operacional, deverá estar maior do que o valor inicial”.

O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, porque a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas (inclusive financeiras) incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação de serviço.

O desembolso inicial de $ 200 resultou em retorno de $ 350. O acréscimo de 150 não significa que a empresa obteve superávit de caixa nesse valor, pois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com