TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade: Visão Básica

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade: Visão Básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.655 Palavras (15 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TADEU JUNIOR GALLIO DA SILVEIRA

CONTABILIDADE: VISÃO BÁSICA

“ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS”

1° SEMESTRE

Vacaria

2012

CONTABILIDADE: VISÃO BÁSICA

“ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS”

1° SEMESTRE

Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis. Da Unopar – Universidade do Norte do Paraná, Produção Textual Individual.

Orientador: Equipe de Professores do 1° semestre.

Vacaria

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITOS OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDAE 4

2.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 6

2.3 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 7

2.4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 8

2.5 A MISSÃO DA EMPRESA 10

2.6 A VISÃO EMPRESARIAL 10

2.7 PROCESSO ADMINISTRATIVO 10

2.8 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 13

2.9 ÁSPECTOS JURÍDICOS 13

2.10 A MATEMÁTICA X CONTABILIDADE 14

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Buscou-se através deste trabalho, identificar e abordar conteúdos que são usados no dia-a-dia das empresas. Procurou-se demonstrar os conceitos de várias técnicas utilizadas na contabilidade nos dias atuais. Esse trabalho irá abranger uma noção básica de contabilidade, buscando-se de maneira sucinta e eficiente falar sobre aspectos julgados importantes em primeiro momento, para uma boa base e uma boa compreensão de um iniciante na área da contabilidade.

Iremos falar neste trabalho, desde termos técnicos, cálculos, até visão futurista das empresas, também e principalmente será abordada a real importância da contabilidade e de um bom profissional contábil, estar presente no dia a dia das empresas, buscando orientá-las e encaminhá-las para um ótimo futuro no ramo dos negócios, seja ele qual for.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1.1 CONCEITOS DE CONTABILIDADE

São muitas as definições para o conceito de contabilidade, vários autores, e de várias maneiras conceituam a contabilidade. Irei evidenciar algumas definições feitas por alguns escritores, conforme o que segue abaixo:

Para FRANCO (1997:21) a Contabilidade “é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação necessárias à tomada de decisões sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

Segundo ORRÚ (1990:12) “a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades”.

JACINTO (1990:26) conceitua a “Contabilidade como o estudo do patrimônio, suas variações, pelos efeitos das atividades desenvolvidas pela empresa”.

Diante desses conceitos, pode-se afirmar que: Contabilidade é a ciência que tem como objetivo estudar, avaliar, evidenciar e demonstrar a real situação do patrimônio de uma entidade.

2.1.2 OBJETO DA CONTABILIDADE

É fato, que há concordância de vários estudiosos da contabilidade quanto ao objeto da mesma. Muitos deles afirmam que o verdadeiro objeto da contabilidade é o patrimônio.

A Resolução 774 de 16 de dezembro de 1994 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC 2000:30) diz o seguinte: “na Contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorrem nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro”.

Logo podemos afirmar que o objeto da contabilidade é o patrimônio (bens, direitos e obrigações) da entidade, seja ela de uma ou mais pessoas, que tem como objetivo mostrar a sociedade a real situação da mesma, podendo assim proporcionar intervenções.

2.1.3 OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O Objetivo ou finalidade da contabilidade são usados de várias maneiras pelos autores. Segundo:

FRANCO (1997:19) “fornecer informações, interpretações e orientações sobre a composição e as variações do patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores”.

COSTA (2009:29) A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre o controle do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.

IUDÍCIBUS (1995:21), “o objetivo básico da contabilidade, portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com