TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade na antiguidade

Resenha: Contabilidade na antiguidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. O sistema de escrituração por partidas dobradas começa a surgir gradativamente no século XIII e XIV em diversos centros de comercio no norte da Itália. O primeiro registro de um sistema completo de escrituração de partidas dobradas é encontrado nos arquivos municipais da cidade de Gênova, Itália. O primeiro codificador de contabilidade foi um frei franciscano chamado Irmão Luca Pacioli, sua obra intitulada de “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti”. Esse material foi o primeiro publicado que descrevia o sistema de partida dobradas e apresentava raciocínios em que se baseavam os lançamentos contábeis.

2. Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade?

Os primeiros sinais objetivos da existência de contas foi aproximadamente 2.000 A.C. Entretanto, antes disso o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis ao contar seus rebanhos e suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar da Contabilidade.

3. Relacionar as correntes que influenciaram a Contabilidade XIX e XX, fazendo comparação entre as duas escolas.

Escola Européia:

Excessivo Culto a personalidade: Grandes mestres e pensadores da Contabilidade ganharam tanta notoriedade que passaram a ser vistos como oráculos da verdade contábil.

Ênfase a uma contabilidade teórica: As mentes privilegiadas produziam trabalhos excessivamente teóricos, apenas pelo gosto de serem teóricos difundindo-se idéias com pouca aplicação prática.

Pouca importância a Auditoria: Principalmente na legislação italiana o grau de confiabilidade e a importância da auditagem não eram enfatizados.

Queda do nível das principais faculdades: Principalmente as faculdades italianas superpovoadas de alunos.

Escola Norte-Americana:

Ênfase ao usuário da informação contábil: O grande objetivo da contabilidade é atender aos usuários.

Ênfase a Contabilidade Aplicada: Principalmente a contabilidade inicial.

Grande importância a Auditoria: Enfatizar a auditoria nos relatórios contábeis.

Universidade em busca de qualidade: Grandes quantias para as pesquisas no campo contábil e aulas integrais para os alunos, com menor número de alunos em cada sala.

Passo 3

Elaborar uma pesquisa e, em seguida, um resumo de no máximo 2 páginas, contendo a evolução da Contabilidade, desde os primeiros registros até as partidas dobradas. Esse passo deve ser realizado com o auxilio de livros. Citar a referência bibliográfica utilizada. Dar preferência ao acervo da biblioteca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com