TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidader De Custos

Trabalho Universitário: Contabilidader De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

A administração financeira de uma empresa pode ser realizada por pessoas ou grupos de pessoas que podem ser denominadas como: vice-presidente de finanças (conhecido como Chief Financial Officer – CFO) diretor financeiro, controller e gerente financeiro, sendo também denominado simplesmente como administrador financeiro. Sendo que, independentemente da classificação, tem-se os mesmos objetivos e características, obedecendo aos níveis hierárquicos, portanto, o diretor financeiro coordena a as atividades de tesouraria e controladoria.

Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração

financeira

estou digitando......

Qual e o principal objetivo de uma empresa

Os objetivos de uma empresa são vários. Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, ser a líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores. No entanto apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo no mercado.

O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, caso este não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem. É preciso avaliar qual foi o investimento e se o retorno está de acordo com o esperado. Se a empresa está dando um retorno bastante favorável, é preciso que seja avaliada a possibilidade de novos investimentos. E preciso lembrar ainda que a rentabilidade de um mês pode não se repetir no mês seguinte.

O administrador financeiro coordena as atividades e avalia a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisa a capacidade de produção, toma decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, busca sempre alavancar suas operações, verifica não somente as contas de resultado por competência, mas a situação do fluxo de caixa desenvolve e implementa medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa.

3. Quais as funções do administrador financeiro?

As funções do administrador financeiro na empresa podem ser avaliadas em relação às demonstrações contá¬beis básicas da empresa.O administrador financeiro e também responsável pela Tomada de decisões de investimento que consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente). Ele estuda a situação na busca de níveis desejáveis de ativos circulantes , também é ele quem determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, busca sempre o equilíbrio e níveis otimizados entre os ativos correntes e não-correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evita desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos irremediável, e ate mesmo a imobilização dos recursos correntes, com altíssimos gastos com imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, que impossibilitam o funcionamento do fenômeno imprescindível para a empresa, o 'capital de giro'.

Transformação, Análise e planejamento financeiro, Avaliação da necessidade de aumento ou redução da capacidade produtiva e Determinação de que tipo de financiamento adicional deve ser realizado. Essas três atividades são sustentadas pelas decisões de natureza estratégica, tática e operacional. Os demonstrativos contábeis, principalmente o Balanço Patrimonial e a Demonstração do resultado do Exercício, são importantes fontes de informações para elaboração de análise e planejamento financeiro. Cabe ressaltar que o enfoque do caixa é essencial para o gestor

. Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?

Existem dois regimes mais conhecidos em contabilidade para se calcular o resultado do exercício de uma empresa.O Redime de Competência e o Regime de Caixa, sendo que cada regime possui uma característica própria para determinar a ocorrência ou não de suas receitas e despesas , apresentando portanto diferentes resultados do exercício. O regime de competência e o que deve ser usado só sendo aceito o de caixa e determinados casos.

A diferença entre o regime de competência e o regime de se da pelo fato de no regime de competência as despesas e receitas ocorrerem através do surgimento dos respectivos fatos geradores independentemente das saídas e entradas de dinheiro no caixa da empresa ao passo que no regime de caixa as despesas e receitas ocorrem respectivamente com as saídas e entradas no caixa da empresa.

De acordo com a Resolução CFC n ° 1.282/10, o principio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem independentemente do recebimento ou pagamento, ou seja, pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correlatas.

Etapa 2

Tipos de Negócio, Métodos de Tributação e o Valor do Dinheiro no Tempo

2.1. Tipos de Negócios

Existem três tipos de organização de negócios. A Firma individual, a Sociedade por Cotas e a Sociedade por Ações.

• Firma Individual: é a empresa que pertence a uma única pessoa, a maneira mais simples de se começar e é a menos regulamentada das modalidades. Por essa razão, há mais firmas Individuais do que qualquer outra modalidade de Empresa e muitos negócios que posteriormente se transformam em grandes sociedades por ações começam como firmas Individuais. O proprietário de firmas Individuais tem direito a todo o Lucro da Empresa, essa é a notícia boa e a notícia ruim é que o proprietário tem responsabilidade ilimitada pelas dívidas da Empresa. Isso significa que os credores podem recorrer aos bens pessoais do proprietário para pagamento de seus direitos. De maneira análoga,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com