TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidades do surgimento até a contemporaneidade

Tese: Contabilidades do surgimento até a contemporaneidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

A contabilidade como ciência, precisa acompanhar as evoluções sociais e econômicas para exercer uma das suas principais funções: fornecer informações confiáveis e relevantes aos gestores e demais usuários tudo em conformidade com as normas e princípios com o objetivo de orientar os usuários e contabilistas no cumprimento de tais leis ,para um melhor entendimento do funcionamento do Conselho Federal de Contabilidade

Palavras chaves: informações confiáveis ,contabilistas ,Conselho Federal de Contabilidade.

1. INTRODUÇÃO

A partir do período em que o homem percebeu a necessidade de controlar, resguardar e conduzir seus bens, podendo assim conseguir lucros, surgiu a contabilidade e à medida que a humanidade evolui, aperfeiçoa a evolução da própria contabilidade, fazendo-se necessária em uma entidade sempre, já que a ideia não está vinculada só no caso dela estar ligada a uma só colocação, mas em um todo. A Globalização energizou a concorrência entre as empresas com essa competitividade, a criatividade e a inovação tornaram-se respeitáveis em todos os setores da organização incluindo na contabilidade, em seguida com as primeiras administrações, surgiu a precisão de controle, que seria completamente impossível sem o bom emprego dos registros.

A contabilidade desde o seu surgimento até os dias atuais, passou por grandes transformações, hoje ela é uma ferramenta de extrema importância para o bom funcionamento de qualquer instituição. Neste trabalho, vamos encontrar o conceito e a importância da Contabilidade, dosurgimento até os dias atuais,e os princípios e normas que conduzem os profissionais da contabilidade na sua profissão,as relações da ética com a profissão, as leis do Conselho Regional de Contabilidade(CRC) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)com o objetivo de ajudar nas atividades decisórias com intuito de resolver problemas.

Atualmente, se exige do contabilista a obediência a normas de conduta ética estabelecida pelo CFC e CRC, o que é fundamental para o exercício correto da profissão. A ética deve, então, ser encarada como ferramenta fundamental no exercício da profissão contábil, para que, o agir humano possa ter fundamento na busca do bem comum e da realização individual para se viver bem em sociedade. Tendo em vista o agir de acordo com a Constituição Federal que em contra partida é o alicerce para o surgimento de quaisquer outras leis .Diante de vários problemas que surgem no dia-a-dia do profissional da Contabilidade precisa de muita perspicácia e honradez para não cometer erros que venham a denegrir a imagem de toda uma categoria. Daí a importância do exercício profissional ser executado de acordo com as normas e princípios que regem a contabilidade.

Com o desenvolvimento comercial, a atuação de contadores aumentou apesar de sua importância na sociedade nos deparamos com a escassez de profissionais qualificados. Essa ausência traz consequências para o planejamento de empresas tais fatos são causados pela falta de conhecimentos na área contábil. Sabemos que toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte, necessita do trabalho de umcontador ou do contabilista.A função principal do contador é controlar o fluxo financeiro e contábil das empresas, de órgãos governamentais, indicando como e porque o dinheiro foi gasto, se deve investir ou não em um novo empreendimento, entre outras atividades.De fato, aumentou ademanda de profissionais qualificados nos últimos anos, no entanto, que como em qualquer carreira, os melhores postos são ocupados pelos profissionais que acumulam melhor formação, cursos de extensão ou especialização e experiência profissional.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 Contabilidades do surgimento até a contemporaneidade

A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma, a contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade. Iudícibus (2000, p. 29) descreve que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem pensante.

A contabilidade está ligada ás primeiras manifestações sociais de proteção do patrimônio. Desde o inicio o homem vêm estudando as contas, já praticavam a contabilidade arcaica à contar seus instrumentos de caça e pesca, deixando a caça o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio.

Percebe-se que desde as épocas mais remotas, os homens buscam se organizar para controlar seus pertences. Nesse sentido, praticavam atos de comércio através da troca de bens e mercadorias, onde até hoje existe a preocupação em controlar o patrimônio das pessoas e das empresas

A origem da contabilidade está relacionada à necessidade de registros do comércio, pois à medida que o homem começava a possuir maior quantidade de seus bens e valores, precisava saber quanto isso poderia render e quais as formas para aumentar a sua situação patrimonial. Como tais informações eram cada vez mais numerosas e de difícil de serem memorizadas, surgiu a necessidade dos registros, gerando os primeiros esboços para os estudos voltados para a contabilidade. “A aplicação do conhecimento da contabilidade para ajudar a governar os negócios,as instituições, tem sido uma das preocupações da modernidade.” (SÁ,1999,p.49), nessa citação o autor diz que a preocupação da modernidade é a aplicação da contabilidade nos negócios , instituições com o objetivo de contabilizar seus bens .

Com a evolução tecnológicae a ampliação das necessidades sociais, como um todo, houve também a ampliação de diversos de usuários da contabilidade, criando-se a necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade, contrariamente ao que acontecia antigamente, quando a contabilidade tinha por objetivo informar apenas ao dono qual o lucro obtido pela empresa em determinado período. Portanto a contabilidade é hoje muito importante para se ter resultados na origem de renda, coordenação financeira, estatística preparação de procedimentos para progresso do relacionamento interpessoal numa entidade, etc.. Esta aparição não é futurista, mas um fato contemporâneo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com